O nepalês Nirmal Purja conseguiu chegar ao topo do K2, a segunda maior montanha do planeta e uma das mais mortais. E assim, ele estabeleceu o seu 10º cume acima de oito mil em três meses. O nepalês está com um projeto pessoal de completar as 14 montanhas acima de 8.000 em sete meses.

Nirmal foi acompanhado por outros quatro sherpas: Lakpadendi Sherpa, Gesman Tamang, Changba Sherpa e Lakpa Temba Sherpa. Eles foram os primeiros cumes do K2 nesta temporada e também deste ano, já que as tentativas de outros alpinistas durante o inverno em janeiro e fevereiro falharam.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nirmal Purja MBE – Nimsdai (@nimsdai) em

O grupo conseguiu fazer ao taque ao cume do K2 em apenas três dias desde que deixaram o acampamento base. Além disso, eles equiparam a rota com cordas até o topo da montanha para outros alpinistas.

O nepalês de 36 anos começou o projeto dia 23 de abril, quando fez o Annapurna. Nirmal foi o autor da foto histórica da superlotação de montanhistas no Everest este ano.

Para completar a lista de 14 montanhas acima de oito mil metros em sete meses, Nirmal precisa ainda escalar Broad Peak, Manaslu, Cho Oyu e Shisha Pangma.

Brasileiros no K2

Nesta temporada os Moeses Fiamoncini, Karina Oliani e Maximo Kausch estão no K2. Karina, que é apresentadora, médica e escaladora, está em uma empreitada histórica ao tentar ser a primeira sul-americana a pisar no topo do K2. Ela está sendo acompanhada pelo experiente guia de montanhas Maximo Kausch. Moeses, que recentemente chegou ao cume da montanha Nanga Parbat, também deve em breve fazer o ataque ao cume. Os três partiram hoje do Campo 4 rumo ao topo do K2.

Assim como Nirmal, Moeses também está com o projeto de escalar todas as 14 montanhas acima de oito mil metros e ser o primeiro brasileiro a realizar isto.