Duas remadoras conseguiram registrar um incrível e surpreendente salto de uma baleia jubarte na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O vídeo foi feito na última segunda-feira (17).
- Imagens raras do acasalamento de tubarões-baleia na Austrália
- Vídeo captura momento raro de baleia-jubarte recém-nascida
“Um verdadeiro presente de Moana avistar um belo salto de uma Jubarte tão de perto. Nossos corações transbordaram de emoção”, escreveu em um post a remadora e instrutora de ioga Fernanda Charbel.
O barco tremeu com o impacto do animal nas águas. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
As baleias jubarte são frequentes no litoral brasileiro entre os meses de julho e novembro, quando aproveitam as águas quentes dos trópicos para se reproduzir. Então embora tenha sido surpreendente, a baleia jubarte visiante da Tijuca não é um fenômeno absolutamente raro.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o animal adulto da espécie chega a medir 16 metros, pesar 40 toneladas e viver 60 anos. Por ser uma baleia com comportamentos aéreos e de superfície, a jubarte é uma das queridinhas do turismo de observação marinho. Além disso, machos produzem cantos complexos que duram de 10 a 20 minutos com a finalidade de atrair as fêmeas para acasalar.