Especialistas locais já tentaram decifrar o mistério, mas agora estão oferecendo 2 mil euros para quem descobrir

Por Redação 

Uma vila na França está oferecendo uma recompensa para quem conseguir decifrar uma misteriosa inscrição em uma rocha local.

Segundo a agência de notícias Agence France-Presse (AFP) especialistas já tentaram decifrar a inscrição que está em Plougastel-Daoulas, um vila na Bretanha, noroeste da França.

Desta forma, as autoridades decidiram levar ao público o mistério da inscrição da rocha, que estima existir há séculos. O apelo é direcionado a historiadores, acadêmicos, linguistas, estudantes e amadores para que decifrem o código em troca de uma recompensa de 2 mil euros (R$ 8.929).

A inscrição inclui letras e símbolos. A linguagem não foi identificada. “Há pessoas que nos dizem que é basco e outros que dizem ser bretão velho”, disse o prefeito de Plougastel-Daoulas, Dominique Cap.

+ Rússia reabre investigação sobre mistério de Dyatlov Pass

+O que são as misteriosas flechas de concretos nos EUA

O que são os misteriosos desenhos na areia das praias da Grã-Bretanha

Segundo a AFP, na pedra está escrito as seguintes letras: ROC AR … DRE AR GRIO SE EVELHUM AR VIRIONES BAOAVEL … RI OBBIIE: BRISBVILAR … FROIK … AL.”

Duas datas também estão gravadas na rocha: 1786 e 1787. Véronique Martin, uma autoridade local que lidera o apelo, disse à AFP que as datas “correspondem mais ou menos” à construção de fortes e baterias de artilharia, incluindo o forte adjacente de Corbeau. , construído para proteger a cidade portuária de Brest.

Os acadêmicos locais estudaram sobre a rocha desde sua redescoberta há três ou quatro anos. Depois que o público apresentar suas sugestões, um júri decidirá sobre a interpretação mais provável da inscrição e concederá o prêmio de € 2.000.