Três dos melhores alpinistas do mundo morreram em uma avalanche nas Montanhas Rochosas do Canadá
Por Redação
Os corpos dos alpinistas David Lama, Jess Roskelley e Hansjörg Auer foram encontrados após desapareceram na última terça-feira (16) depois de uma avalanche nas Montanhas Rochosas do Canadá.
De acordo com um anunciou a agência federal canadense de parques, os corpos dos três escaladores foram localizados no domingo (21).
+ Depois de duas tentativas, David Lama chega ao cume do Lunag Ri
+ VÍDEO: A jornada de dois dos melhores escaladores do mundo no Lunag Ri
“O Parks Canada estende nossas sinceras condolências às suas famílias, amigos e entes queridos. Gostaríamos também de reconhecer o impacto que isso teve nas comunidades de escalada locais e internacionais. Nossos pensamentos estão com as famílias, amigos e todos aqueles que foram afetados por este trágico incidente”, disse a agência em um comunicado enviado por e-mail.
O americano Jess Roskelley, de 36 anos, e os austríacos Hansjörg Auer, 35, e David Lama, 28, desapareceram ao tentar escalar uma difícil rota no pico Howse. A montanha fica no Parque Nacional de Banff, na província de Alberta.
Os atletas
Os três alpinistas eram membros da equipe de atletas da The North Face. O falecimento dos atletas foi confirmado por um porta-voz da TNF na quinta-feira durante a madrugada (horário de Brasília) por meio de um comunicado à imprensa.
Hansjörg Auer foi um dos melhores alpinistas do mundo. Ele escalou de modo solo a Fish Route de 37 metros na face sul de Marmolada nas Dolomitas italianas (para citar apenas uma de suas muitas escaladas sem corda).
Jess Roskelley era filho do famoso alpinista americano John Roskelley. Os dois escalaram o Everest juntos quando Jess tinha 20 anos. Na época, Jess foi a pessoa mais jovem a alcançar o topo do pico mais alto do mundo.
David Lama era um jovem talentoso alpinista. Ele fez em outubro do ano passado uma ascensão em solitário em Lunag Ri, no Himalaia, depois de duas tentativas. Lama e Conrad Anker tentaram o pico pela primeira vez em novembro de 2015, mas a dupla teve problemas com segurança.