E os números podem aumentar até o fim da temporada de primavera no Monte Everest
Por Redação
A temporada de escalada de primavera no Everest já começou e 2019 promete ser um ano recorde de alpinistas tentando o pico mais alto do mundo nesta temporada pelo Nepal.
De acordo com os números oficiais divulgados pelo Ministério do Turismo do Nepal foram emitidos permissões de escalada para o Monte Everest para 361 pessoas. Destes, a maior parte dos alpinistas vem da Índia, com 83 pessoas.
- Rodrigo Raineri pretende voar de parapente do cume do Everest
- Novas regras tornam o Everest mais caro do que nunca
O segundo maior grupo de alpinistas vem dos Estados Unidos com 67, enquanto a China está enviando 59 alpinistas para o lado sul este ano. São também 40 alpinistas do Reino Unido e 12 do Nepal. Nesta temporada, quarto brasileiros vão tentar escalar o Everest.
Os pedidos de permissão de última hora podem elevar o número total de escaladores pagantes no Everest nesta temporada para 370 antes do final da temporada. Quando você considera que a maioria dos operadoras de expedição agora oferecem uma relação cliente-guia de “um para um”, isso significa que haverá cerca de 720 escaladores no Everest nesta primavera.
No ano passado, a janela do tempo durante as últimas semanas da primavera foram de mais de 11 dias de bom tempo. Isso é altamente incomum, mas permitiu que um número recorde de alpinistas fosse para o topo do Everest e descesse em segurança.