O filme dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin ganhou o prêmio de melhor documentário no BAFTA

Free Solo, o filme que mostra Alex Honnold e sua épica escalada solo no El Capitan em Yosemite, na Califórnia, ganhou o prêmio de melhor documentário no BAFTA, a principal premiação do cinema britânico.

A British Academy of Film and Television Arts premiou os diretores de cinema Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi e Honnold. Para o especialistas em cinema, o BAFTA é considerado um termômetro do que tem mais chances de vencer o Oscar – Free Solo foi indicado ao grande prêmio de cinema norte-americano no final de janeiro.

O documentário foi escolhido à frente de McQueen (diretor: Ian Bonhôte, Peter Ettedgui), RBG (diretor: Betsy West, Julie Cohen), They Shall Not Grow Old (diretor: Peter Jackson) e Three Identical Strangers (diretor: Tim Wardle).

Free Solo foi produzido pela National Geographic, em que documenta a histórica escalada El Cap de Alex Honnold junho de 2017 e o impacto emocional de todos ao seu redor.

Esta é a segunda vez que um filme sobre escalada e montanhismo ganha um BAFTA. A produção “Touching the Void” venceu na categoria de de Melhor Filme Britânico em 2004.

O filme, que foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 2018, ainda não tem previsão de transmissão no Brasil.