Os últimos cinco anos foram os anos mais quentes

A NASA divulgou um relatório indicando que 2018 foi o quarto ano mais quente já registrado desde que as medições começaram a ser feitas há 140 anos.

Segundo cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA em Nova York, as temperaturas globais em 2018 foram 0,83 graus Celsius mais quentes do que as médias de 1951 a 1980.

As temperaturas globais de 2018 ficaram abaixo das de 2016, 2017 e 2015. Os últimos cinco anos são, coletivamente, os anos mais quentes do histórico moderno. E 2016 foi o ano mais quente da história.

“Não estamos mais falando sobre uma situação em que o aquecimento global é algo no futuro. Está aqui. É real”, disse Gavin A. Schmidt, diretor do instituto que conduziu a análise.

Para Schmidt, o impacto da mudança climática já está sendo sentido, que aponta para uma onda de calor na Austrália, bem como profundas secas e inundações costeiras nos EUA como prova. Além disso, a criação de furacões mais fortes e ao vórtice polar que trouxe condições incrivelmente frias para o hemisfério norte nos últimos anos.

As medições

De acordo com a Nasa, as análises são feitas a partir de medições da temperatura da superfície de 6.300 estações meteorológicas. São observações baseadas em navios e boias das temperaturas da superfície do mar e medições de temperatura das estações de pesquisa da Antártica.

Um algoritmo considera o espaçamento variado de estações de temperatura ao redor do globo e os efeitos das ilhas de calor urbanas que podem distorcer as conclusões.