A ultramaratonista correu pela Travessia Petrópolis – Teresópolis e em seguida escalou o Dedo de Deus
Por Thaís Valverde
Foto: Gabriel Tarso
A ultramaratonista Fernanda Maciel aproveitou seu período de estadia no Brasil para se desafiar e deixar a todos nós de queixo caído. Na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, a atleta mineira correu pela Travessia Petrópolis – Teresópolis e escalou logo em seguida o pico Dedo de Deus.
Fernanda correu a travessia em 3h 41min, um percurso de quase 30 km e mais de 2.000m de desnível positivo. Ao chegar no final do percurso, a mineira subiu o pico Dedo de Deus, uma escalada clássica brasileira, de 9 encordadas, conhecida como Maria Cebola.
“A corrida foi bem difícil porque comecei ainda à noite para dar tempo de correr, escalar e rapelar toda a via. Ambas as atividades são extremamente longas”, disse a atleta, que fez o desafio no sábado (19).
-
Nascidas para correr: as heroínas da corrida em trilha
-
Travessia de Petrópolis-Teresópolis: refaça os passos da história
Antes de completar o desafio, Fernanda havia feito o trajeto na semana passada com um amigo para tentar reconhecer o caminho e demorou cerca de 6 horas.
A ideia de correr pela travessia e escalar o Dedo de Deus veio da própria atleta, com o objetivo de experimentar coisas diferentes em um mesmo local. “Como não sou escaladora, foi uma atividade onde estive que lidar muito com minhas fraquezas por estar em uma zona fora do meu conforto.”
Fernanda, que atualmente vive na Espanha, afirma que a flora, fauna e o tipo de relevo da Travessia Petrópolis – Teresópolis é bem diferente das provas e projetos que tem feito em montanhas fora do Brasil. “A única semelhança é que correr por montanhas é incrível, e a travessia foi mais que especial pra mim. Ela é maravilhosa, com um nível técnico bem legal.”
Que saber mais da Fernanda Maciel, dos seus desafios e estilo de vida? Não perca a próxima edição da revista Go Outside com uma entrevista exclusiva com a atleta.