Susie Goodall é a única mulher e a competidora mais jovem na Golden Globe Race
Uma velejadora solitária, que estava competindo em uma corrida ao redor do mundo, agora está esperando para ser resgatada no Oceano Antártico depois que uma tempestade destruiu seu barco e a deixou ferida.
A marinheira britânica Susie Goodall estava a cerca de 3.000 quilômetros a oeste da América do Sul na quarta-feira, quando uma tempestade brutal atacou seu barco. Susie é a única mulher e a competidora mais jovem na Golden Globe Race.
A velejadora partiu de Les Sables d Olonne, na França, em 1º de julho, para começar a corrida ao redor do mundo.
“Fui jogada na cabine e nocauteada por um tempo” , escreveu Susiel, que é instrutora de vela, aos responsáveis pela sua comunicação em terra. Ela acrescentou que a tempestade a deixou “espancada e gravemente ferida”.
Visualizar esta foto no Instagram.
“A única coisa que resta é o casco e o convés que permanecem intactos”, disse ela, ao perder o mastro e o cordame em seu barco de 35 pés, o DHL Starlight.
Autoridades chilenas estão coordenando seu resgate. Mas devido à posição remota de Susie, o navio mais próximo alertou que a transportadora de 38 toneladas, Tian Fu, não a alcançará até as primeiras horas da manhã de sexta-feira.
“Caberá ao capitão decidir o melhor método para transferir Goodall de iate para navio. Isso poderia implicar o lançamento do navio homem-ao-mar do navio ou a redução de uma rede de carga ou escada para ela subir do iate ou sua jangada “, disseram os organizadores.
Desde então, Susie ganhou “o controle da situação” e “é bastante seguro do jeito que ela é”, disse o porta-voz da corrida, Barry Pickthall, à CNN.
A dura competição marca o 50º aniversário da Golden Globe Race. Esta foi a corrida na qual Robin Knox-Johnston se tornou a primeira pessoa no mundo a realizar uma circum-navegação sem parar do mundo.