David Lama fez a primeira ascensão solo no Lunag Ri
Depois de quase chegar duas vezes com o experiente Conrad Anker, o alpinista austríaco David Lama fez a primeira subida solo no Lunag Ri, um pico de 6.895 metros na fronteira entre o Nepal e o Tibete.
-
VÍDEO: A jornada de dois dos melhores escaladores do mundo no Lunag Ri
-
VÍDEO: A impressionante descida de esqui no K2
Conrad Anker transmitiu a notícia do sucesso de Lama via Instagram: “Parabéns @davidlama_official pela sua ascensão e descida de solo de sucesso do LunagRi. Feliz por saber do seu sucesso neste pico. A terceira vez é um encanto!”
Lama e Anker tentaram o pico pela primeira vez em novembro de 2015, mas a dupla teve problemas com segurança. Em um vídeo sobre essa subida fracassada, Lama diz: “Se tivéssemos chegado ao topo, nossa escalada teria sido perfeita. Por sua vez, ainda temos nossos dedos. Eles certamente serão úteis em nossa próxima tentativa, para a qual esperamos no próximo ano. ”
Eles voltaram um ano depois, em 2016. Desta vez, o esforço foi interrompido quando Conrad teve um ataque cardíaco durante a escalada em uma parede de gelo.
Após a evacuação de Anker, Lama decidiu continuar sozinho e fez um bom progresso, mas recuou apenas 250 metros abaixo do cume: “Eu senti um grande cansaço quando cheguei ao meu segundo bivaque… E eu sabia que ir mais longe esgotaria minhas reservas. descer com segurança. Depois de uma segunda noite na montanha, tive que reunir toda a minha força restante para realizar a descida”, relatou para o American Alpine Journal.
Lama pediu a Anker para voltar a Lunag Ri com ele este ano, mas Anker recusou.
O cume do sudeste (6.830m) de Lunag Ri havia sido conquistado anteriormente por uma equipe francesa em 2010, mas o cume principal permaneceu não-escalado.