O iceberg retangular foi visto no Mar de Weddell
A Nasa divulgou no Twitter uma foto impressionante de um iceberg retangular flutuando no Mar de Weddell ao largo da Antártida.
-
A ponte marítima mais longa do mundo está pronta para abrir
-
O que são as misteriosas flechas de concretos nos EUA
A agência espacial norte-americana afirmou que o iceberg flutua próximo a um gigantesco bloco conhecido como Larsen C. “A superfície plana e os ângulos retos indicam que provavelmente foi originado recentemente da plataforma de gelo”, escreveu a NASA.
O fenômeno, que não é tão raro na natureza, está na categoria de icebergs “tabulares”, que são grandes placas congeladas com topo plano e linhas retas.
From yesterday’s #IceBridge flight: A tabular iceberg can be seen on the right, floating among sea ice just off of the Larsen C ice shelf. The iceberg’s sharp angles and flat surface indicate that it probably recently calved from the ice shelf. pic.twitter.com/XhgTrf642Z
— NASA ICE (@NASA_ICE) 17 de outubro de 2018
Kelly Brunt, um glaciologista da Nasa e da Universidade de Maryland, disse à BBC que o processo de formação foi um pouco como “uma unha crescendo muito e quebrando no final”.
“O que torna este um pouco incomum é que parece quase um quadrado”, acrescentou.
A foto foi tirada na semana passada por cientistas em um plano de pesquisa da Nasa. Ainda nãos e sabe exatamente o tamanho do iceberg da foto, mas os especialistas disseram que provavelmente tinha mais de 1,6 km de diâmetro. Lembrando que, a parte visível na superfície compreende apenas uma pequena fração da massa do objeto – neste caso, cerca de 10%.
O maior iceberg tabular já registrado possuía 11 mil quilômetros quadrados — o equivalente a 1,1 milhão de campos de futebol.