O holandês Maarten van der Weijden cosensguiu completar 163 km em 55 horas antes de adoecer
O nadador holandês Maarten van der Weijden derrotou a leucemia quando tinha 19 anos e ganhou uma medalha olímpica de natação em ouro em Pequim. Mas mesmo seus poderes de resistência não foram suficientes para completar seu último desafio.
-
Britânico vai nadar os 560 km do Canal da Mancha
-
Francês vai nadar 8.851 km de Tóquio a São Francisco
Recentemente, o nadador tentou nadar toda a faixa de 200 quilômetros de Elfstedentocht, na Holanda. A única razão por trás do evento foi levantar fundos para pesquisas sobre o câncer.
O desafio estava programada para levar três dias, incluindo cochilos muito curtos para descansar. No entanto, enquanto van der Weijden nadava, ele adoeceu.
A equipe de van der Weijden publicou uma nota do médico que o examinou, que considerou “irresponsável” continuar. O nadador estava sofrendo de um desequilíbrio de sal e foi incapaz de manter qualquer medicamento devido a náusea, de acordo com seu site. Ele foi levado de ambulância para um hospital para exames.
Envolto em um lençol, a pele das mãos enrugada pelas horas nos canais escuros, van der Weijden foi tratado na margem do rio enquanto os torcedores aplaudiam seu esforço.
Maarten van der Weijden ficou famoso em seu país de origem quando ganhou o mergulho de 10 quilômetros em águas abertas nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. Ele se tornou campeão mundial de mais de 25 quilômetros no mesmo ano. E, desde então, completou muitos programas de caridade de longa distância para arrecadar dinheiro para pesquisas sobre o câncer.
“Por um lado, há uma euforia fantástica sobre o que vivemos, mas é amargo que tenha parado”, disse Maarten em nota.