Italiano completou a Tyrolean High Altitude Trail em dois dias
Para a maioria dos caminhantes, a Tyrolean High Altitude Trail leva entre 10 e 12 dias para ser concluída. Mas o ultracorredor italiano Daniel Jung fez a rota de 200km que passa pelos Alpes em um pouco mais de dois dias.
A trilha começa no Vale Zillertal, na Áustria, e termina em Merano, na Itália. São 13.964 metros verticais (45.800 pés) de altitude.
“Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido, também sem lesões”, disse Daniel à CNN Sport, depois de levar 57 horas e 32 minutos para completar o desafio.
-
Triplo Stelvio: um desafio para ciclistas corajosos
-
Da Bahia ao Alasca: a energia indomável do ultracorredor Joilson “Jabá” Ferreira
A trilha atravessa uma das áreas mais difíceis dos Alpes. A inclinação do terreno também força os trilheiros e corredores a utilizarem via ferratas – cabos de aço que permitem que algumas partes mais verticais e expostas da trilha sejam passadas com segurança.
“Eu realmente não treinei para isso, mas fiz competições de ultramaratona como sempre”, disse Jung ao refletir sobre sua conquista.
Daniel começou a corrida às 4 da manhã de 7 de agosto. Seu objetivo era completar o curso em menos de 48 horas. No entanto, a subida de 2.706 metros do Wetterspitze, um monólito de calcário na marca de 101 quilômetros de distância na trilha, fez com que Daniel descansasse algumas horas em uma cabana de montanha.
Depois do descanso, Daniel chegou ao final às 13h32 do dia 9 de agosto. Apesar de não finalizar a trilha em menos de 48 horas, o italiano estabeleceu o recorde de velocidade para o circuito exigente.
Os próximos desafios do italiano são a Salomon Glen Coe Skyline Race na Escócia e a Pirin Ultra na Bulgária. Em 2017 ele se classificou no 32º lugar da Ultra-Trail World Tour em 2017.
Sobre a marca de 48 horas na Tyrolean High Altitude Trail, Daniel promete outra tentativa. “Eu definitivamente vou tentar novamente no próximo ano.”