A Salomon divulgou nesta semana o Concept Shoe, um tênis de corrida de alto desempenho que é totalmente reciclável e que pode ser utilizado para a fabricação de botas de esqui.
O tênis é feito inteiramente de poliuretano termoplástico (TPU). No final de sua vida de uso, ele pode ser triturado e, em seguida, combinado com material de pré-consumo para ser usado na construção de uma carcaça de bota de esqui alpino.
A empresa diz que o processo permitirá à Salomon estender o ciclo de vida dos materiais em mais que o dobro.
+ Salomon revela sua primeira mochila de hidratação criada para mulheres
+ O curioso caso de como um tênis da Salomon virou tendência de moda
O tênis reciclável da Salomon passou 18 meses na fase de desenvolvimento. Ele faz parte do programa Play Minded da empresa, que visa reduzir impacto ambiental da Salomon na próxima década. Além disso, o programa inclui promessas de reduzir suas emissões globais de carbono em 30% até o ano 2030; eliminar os compostos perfluorados (PFCs) em todas as categorias de equipamentos até 2023, entre outros planos.
“Reconhecemos que precisamos melhorar o meio ambiente criando calçados Salomon que reduzem drasticamente seu impacto no planeta”, disse Guillaume Meyzenq, vice-presidente de vendas da Salomon Footwear em um comunicado. “Ao criar este tênis-conceito estamos mostrando que é possível encontrar materiais alternativos para criar calçados de alto desempenho. É um desenvolvimento emocionante que nos ajudará a levar a soluções de calçados mais sustentáveis no futuro. ”