Dias após a notícia da quebra de recorde Alex Honnold e Tommy Caldwell na rota The Nose, no Yosemite, dois escaladores, Jason Wells e Tim Klein, sofreram um acidente fatal. Eles caíram e morreram durante a tentativa da via “Freeblast” no El Capitan. A via é uma ramificação da icônica “Salathé Wall”.
Funcionários do Parque Nacional foram contatados pela 911 às 8:15 da manhã de sábado e entraram em cena rapidamente, mas os alpinistas caíram de mais de 1000 pés (304 metros) e foram declarados mortos no local.
Segundo testemunhas que ouviram os gritos da queda, os dois homens tinham muita experiência de escalada em Yosemite (essa foi a 107ª subida de Klein) e a causa do acidente ainda está sob investigação. Não está claro se houve um erro por parte dos escaladores, uma falha no equipamento ou se parte da face da rocha se soltou, fazendo com que caíssem. Autoridades dizem que eles estavam em uma das seções mais fáceis do Freeblast quando o acidente ocorreu. Uma investigação foi aberta para determinar exatamente o que aconteceu.
A notícia marca o 25º acidente que resultou na morte de El Capitan. Nos últimos anos, Tyler Gordon morreu on the Nose em 2015, quando bateu em uma saliência após um acidente durante o rapel. Em 2013, Felix Kiernan morreu no East Buttress depois de ser atingido por uma queda de rocha desalojada pelo líder. Em 2013, Mason Robison morreu quando um bloco se desprendeu do Muir Wall e cortou sua linha principal. O primeiro acidente de um alpinista no El Capitan foi causado por Jim Madsen, em 1968, que desceu de sua linha de rapel ao descer a parede para checar uma equipe na Diedhral Wall.