Bikepacking é uma modalidade do cicloturismo que nada mais é do que transformar a sua bike em mochila. Basicamente utilizar os espaços da bike para armazenar os objetos que você utilizará na cicloviagem. É considerado bikepacking quando há um deslocamento de bicicleta com, no minimo, uma pernoite.
+ Vídeo: bikepacking em Cuba, percorrendo La Ruta Mala
+ 5 motivos para você viajar de bike pela Patagônia
O grande desafio é levar o mínimo possível para a bike não ficar tão pesada. Conversamos com Bruno Rosa, ciclista e Marketing da Specialized para saber o que é imprescindível levar para um bikepacking, como deixar a bicicleta ainda mais leve e dicas para você fazer um bikepacking com segurança e uma viagem incrível. Confira:
Bikepacking usa bolsas ou alforges?
As estradas aqui no Brasil são terríveis e o alforge às vezes não aguenta o tranco. A gente também tenta levar o mínimo possível.
Que bike usar para bikepacking?
Uma das vantagens do bike packing é que você pode usar qualquer bicicleta, não precisa de uma específica para viagens. A versatilidade das bolsas facilita a adaptação para vários tipos de bike e não depende de furação no quadro.
O que precisa levar no bikepacking?
Você deve levar ferramentas básicas e saber fazer os consertos mais comuns na bike, como trocar pneu, e ajustar frios e câmbio. Leve também comida e água. As roupas levadas também devem ser minimalistas: apenas o que você realmente vai usar. Se você vai acampar, leve uma barraca leve e compacta, saco de dormir e isolante. Quanto mais leve o equipamento, melhor.
Vantagens do bikepacking
Para Bruno, as bolsas ficam mais estáveis na bike, chacoalhando menos, principalmente em estradas ruins. Isso dá mais segurança na pedalada.
Eletrônicos e navegação
Dependendo do roteiro, você vai precisar de GPS com o roteiro que você vai fazer e de um power bank. É interessante ter um painel solar para recarregar se você for pedalar em lugares remotos.