É uma tradição da natureza: de julho a novembro, as baleias francas (também conhecida como baleias certas ou verdadeiras)sobem do extremo sul do planeta para a costa do Uruguai, em busca de águas tranquilas para se reproduzir, amamentar e cuidar de seus filhotes. A chegada dos cetáceos cativa os turistas e moradores locais, aumentando a quantidade de visitantes no lugar. Aproveitando a ocasião, o Ministério de Turismo do Uruguai se aliou a instituições locais para lançar uma nova edição da campanha de conscientização para preservação e respeito aos cetáceos. O enfoque da campanha está nas crianças, em uma aposta que visa a conscientização a longo prazo.
O show das baleias francas do sul começa na Antártida, passa por Porto Madryn, na Argentina, e logo sobe para a costa uruguaia, terminando seu balé em Florianópolis (SC), onde permanecem até novembro, quando encerram o período de reprodução.
No Uruguai, a observação pode ser feita desde terra firme ou em embarcações de empresas especializadas no setor, sempre dentro das regras internacionais para esse tipo de atividade, concentrada principalmente nas regiões de Rocha e Piriápolis.
A observação é regulamentada e estabelece normas para preservar o bem-estar dos animais: são proibidas atividades que os perturbem e não é permitido chegar a menos de 300 metros deles. Em 2013, o Uruguai foi declarado santuário de baleias e golfinhos. Se você tiver a chance de visitar o país, agora pode ser uma ótima hora.