A foto vencedora do concurso do Wildlife Photographer of the Year, concedido anualmente pelo Museu de História Natural de Londres, foi a de uma marmota congelada de medo ao perceber o ataque de uma raposa tibetana.

A imagem dramática, capturada com o tempo perfeito, foi feita pelo fotógrafo chinês Yongqing Bao. Ele foi escolhido entre uma lista longa de vários vencedores da categoria, todos os quais conseguiram registrar momento inusitados, rivalidades e beleza da vida selvagem.

Yongqing capturou a foto da marmota na encosta coberta de neve das montanhas Qilian da China no início da primavera.

+ Os finalistas do concurso de fotos engraçadas de animais selvagens
+ Retratos emocionantes de animais que conseguiram envelhecer em uma fazenda

Ele estava observando as interações entre os dois animais há algum tempo. Em um determinado momento, a marmota havia avistado a raposa e avisou outras marmotas sobre a presença do predador.

Mas a raposa estava baixa e quieta. E a marmota, acreditando que a área estava livre, acabou saindo do esconderijo para encontrar comida. Foi neste momento que a raposa avançou e Yongqing conseguiu imortalizar o momento assustador.

“Fotograficamente, é simplesmente o momento perfeito”, disse Roz Kidman Cox, presidente do painel de jurados, em comunicado. “A intensidade expressiva das posturas mantém você paralisado, e o fio de energia entre as patas levantadas parece manter os protagonistas em perfeito equilíbrio.”

Yongqing recebeu o prêmio em uma cerimônia realizada no museu de Londres na terça-feira (15) à noite.