Um homem chamado James Brown, que é cego e ativista ambienta, subiu no topo de um avião da British Airways, estacionado nesta quinta-feira (10) no aeroporto de Londres, na Inglaterra.
James faz parte do protesto organizado pela Extinction Rebellion, movimento criado para chamar atenção para o aquecimento global e o risco de extinção da vida humana na Terra. Ele também é ex-atleta paralímpico do ciclismo (ganhou medalha de bronze nos Jogos de 2012).
+ Suíços fazem funeral em montanha para geleira que derreteu
+ Como conversar com alguém que não acredita em mudança climática
O ativista chegou a deitar de braços abertos em cima da aeronave, que seguiria para Amsterdã, na Holanda.
De acordo com jornal Metro UK, uma equipe de segurança e bombeiros foram ao local e retiraram o ativista do alto do avião. Ele foi levado algemado.
“Aqui estou eu no topo da p… de um avião no aeroporto. Odeio altura. Estou sozinho, consegui subir no topo. Estou balançando. Isto é para os meus filhos, para os filhos de todos! É para todos os jovens que enfrentam um futuro de colapso climático!”, disse o ativista em transmissão exibida pelo Facebook.
O Extinction Rebellion ou (XR na sigla adotada) é movimento de ativismo ambiental que nasceu em outubro do ano passado no Reino Unido. O grupo planeja ocupar três espaços notórios e movimentados no centro da capital britânica: a Trafalgar Square (na área onde fica a embaixada brasileira), a ponte Westminster e o The Mall, uma avenida importante que liga o Palácio de Buckingham à praça Trafalgar e por onde monarcas e chefes de Estado transitam em ceremonial quando visitam o Reino Unido. A versão brasileira do movimento é chamada de Rebelião ou Extinção.
Assista abaixo ao protesto: