O alemão Erwin Weich começou a escalar quando tinha 17 anos. Conhecido como Blondie “desde o primeiro dia”, ele continua praticando o esporte até hoje. De lá para cá, foram 66 anos na rocha. “Passei minha juventude na montanha”, conta. “Nos meus dias de glória, lotávamos a van de escaladores e equipamento e saíamos rumo às Dolomitas.”
Hoje Blondie é parte de um grupo de atletas mais velhos que frequenta a academia Cafe Kraft, na Alemanha, que divulgou um vídeo mostrando um pouco do treino dos experientes amigos.
Juntos, Blondie, Rudi, Horst e Herwig têm mais de 300 anos de idade, além de um amor infindável pela escalada. “Escalar é a minha vida. Depois de um dia na montanha, fico totalmente relaxado e em harmonia com o mundo”, diz Horst. “Conforme ficamos mais velhos, encontrar parceiros de escalada se torna mais difícil. Todos os meus amigos de rocha morreram nos últimos anos”, conta Blondie. Herwig teve que convencer o resto do grupo a conhecer a escalada indoor, mas o esforço valeu a pena. “No momento em que entraram no ginásio, eles foram contagiados. Maravilha!”.
Agora o grupo se mantém em forma treinando nos boulders indoor do ginásio. “Quando comecei a escalar, percebi que era a coisa certa para mim e nunca mais parei”, diz Blondie. “Ficar em casa parado é o pior que se pode fazer”, completa Horst.
Confira o vídeo com os escaladores, cheios de disposição e bom humor: