Black Friday o c******!

No ano passado, a loja norte-americana REI, gigante no mercado de produtos outdoor nos EUA, lançou uma campanha que pareceu um pouco contraditória. Frente à chamada Black Friday, a sexta-feira após o dia de Ação de Graças, data em que o comércio ferve, a empresa convocou clientes e funcionários a “opt outside” (“escolher o lado de fora”, em tradução livre).

Neste ano, a Rei seguiu com a tradição peculiar. Na contramão do frenesi publicitário, a marca novamente fechará todas as suas lojas, tanto as 143 físicas quanto a online, e dará o dia de folga a todos os funcionários, incentivando-os a passar o dia ao ar livre com a família e os amigos. A campanha lançou a #OptOutside, para que clientes, funcionários e outros entusiastas possam compartilhar suas aventuras de Black Friday. Já foram publicados quase 3.5 milhões de posts em mídias sociais com a # especial da ocasião.

DIA LIVRE: O balcão de uma loja da REI durante um dia normal de movimento
DIA LIVRE: O balcão de uma loja da REI durante um dia normal de movimento

A curto prazo, pode parecer que a REI dá um tiro no pé quando decide ignorar um de seus dias de maior venda, mas a longo prazo, a estratégia é inteligente. A reação de atletas profissionais, dos próprios membros da REI (a loja é uma corporativa), de seus funcionários, da mídia e do público em geral à ideia tem sido totalmente positiva, o que é benéfico para a rede. “A decisão de fechar as lojas e ir contra o consumo desenfreado é ótima sob a ótica de um consumidor que prefere comprar de uma marca cujos valores se alinham com os dele”, diz Lorna Caputo, analista de marketing da Associação Norte-Americana de Indústria Outdoor. Joshua Carrero, sociologista norte-americano, também acredita que a ação é acertada: “É uma decisão esperta, ética e positiva”, analisa.

Como no Brasil é moda importar os costumes norte-americanos, já é fácil ver propagandas chamando os consumidores a aproveitar as “ofertas imperdíveis” que estarão disponíveis na próxima sexta-feira. Mas nós aqui da Go Outside também achamos que vale mais a pena passar o dia sujo de terra do que dentro de um shopping. Se não der (já que no Brasil ainda será uma sexta-feira normal), ficaremos planejando nossas próximas trilhas, em vez de vasculhar ofertas online.