Se você entrar no canal Vegan Rockclimbing no YouTube, vai achar mais de 100 vídeos sobre escalada feitos pelo austríaco Mani Hubär, de 26 anos. Tudo começou com uma viagem para Siurana, meca desse esporte na Espanha, que Mani fez com amigos no final de 2015. Na volta, com vários vídeos da trip em mãos, decidiu que precisava de um lugar para registrar e publicar suas conquistas e sua rotina na escalada. “Sou vegano há pouco mais de um ano, e sempre me interessei por nutrição. Fez sentido combinar as duas coisas”, explica Mani.
Nos vídeos, Mani mostra algumas das vias a que se dedica, protagoniza treinos e analisa diferentes comportamentos dos escaladores, sempre oferecendo perspectivas diferentes para atletas iniciantes, intermediários e avançados. Também mostra sua dieta e sugere receitas veganas. Logo que abriu o canal, ele publicava três vídeos por dia. Mas foi impossível manter o ritmo: “Editar os vídeos e escolher a trilha sonora dá trabalho, se você quer que fique bem feito. Eu faço tudo sozinho, então não consigo postar tanto quanto gostaria. Quero chegar a uma média de três novos vídeos por semana”, diz.
Estudante de biologia, Mani conta com apoio financeiro da família e do governo para se manter em Viena, onde vive. “E agora ganho uma grana do YouTube também.” Antes de ser vegano, Mani já era ovo-lacto-vegetariano há quase nove anos. Aproveitando o embalo da namorada vegana, Mani também mudou de dieta “por razões éticas”. Mas diz que manter a dieta vegana é fácil e não prejudica em nada o seu desempenho na rocha. “Na verdade, a única época em que senti minha dieta me ajudar na escalada foi quando eu tentei ser vegano crudívoro (que só come alimentos crus), mas foi mais porque eu perdi bastante peso”, conta rindo.
Mani planeja mudar o nome de seu canal no YouTube para Mani the Monkey em um futuro próximo. “Queria que o canal tivesse meu nome, e macacos escalam e têm uma dieta vegana, então achei perfeito!”.
Confira a seguir alguns de seus vídeos favoritos, selecionados pelo próprio:
>> O primeiro é da primeira vez que ele conseguiu subir a via Selbst ist das Kind, um 8c (11a brasileiro), no sul da Áustria. “A melhor e mais difícil via que eu já mandei”, diz.
https://www.youtube.com/watch?v=e28lomD1Y7Y
>> O segundo é um de seus melhores vídeos de treinamento, onde ele explica a técnica do backstep para escaladores intermediários:
https://www.youtube.com/watch?v=5MEKUQ9vYZI
>> O terceiro é outro de seus vídeos preferidos, sobre o dia de descanso, que ele usa para fazer compras, cozinhar e correr:
https://www.youtube.com/watch?v=WAC_limhjYI
Veja todos os vídeos de Mani aqui! E seu 8a.nu (o “Strava dos escaladores”) aqui.