Viajar de avião sentado “na janela” pode não ser muito interessante, já que durante a maior parte do tempo só se vêem nuvens, ou, quando é possível enxergar o solo, não se sabe o que está sendo sobrevoado. O app Flyover Country, disponível gratuitamente para Android e iOS, quer mudar isso. Usando o GPS do celular, ele consegue, mesmo no modo avião, localizar o que está logo abaixo e trazer informações sobre o lugar. São curiosos fatos geográficos, geológicos e históricos sobre as regiões por onde o avião está passando. Em uma viagem entre a Alemanha e a Inglaterra, por exemplo, o aplicativo mostra informações sobre o hospital Lanfranc, bombardeado pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial, que até hoje está sob o Canal da Mancha; e sobre a escalada de Koppenberg, na Bélgica, famosa por acabar com os ciclistas no Tour de Flanders, com suas subidas de pedras de inclinação de até 22%.
O aplicativo não guarda todas essas informações o tempo todo. Antes do voo, ele pede que o usuário o carregue com as informações da rota, inserindo o ponto de partida e o ponto de chegada da viagem. As informações geológicas vêm de sites norte-americanos especializados, e todo o resto, da Wikipedia. Basta tocar um dos ícones no mapa para saber mais sobre o lugar.
O Flyover Country foi desenvolvido por Amy Myrbo e Shane Loeffler, geologistas da Universidade de Minnesota, nos EUA, que ganharam uma bolsa para tentar deixar informações sobre geologia mais acessíveis e divertidas. Shane diz que a ideia para o aplicativo lhe ocorreu, claro, durante um voo. Por enquanto, as informações estão todas em inglês.