Cão de guarda (-parque)

Um animal de estimação tem muito a ensinar sobre a vida selvagem

 

Sempre que publicamos histórias de cães em áreas selvagens, recebemos uma enxurrada de comentários, a maioria dizendo que tal prática é extremamente prejudicial ao equilíbrio ambiental.

Mas dessa vez, apesar de ser mais um caso desses, a história é um pouco diferente. A cadela Gracie, da raça border collie, é atualmente uma funcionária do Parque Nacional Glacier, em Montana (EUA). Gracie pertence a Mark Biel, gerente de recursos naturais desta reserva. E, aos dois anos de idade, ela ainda está sendo treinada para se tornar, de fato, o primeiro empregado canino do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.

Ela tem duas funções: manter os animais selvagens a uma distância segura dos visitantes e ser uma espécie de figura para que Mark e outros funcionários (humanos) discorram sobre como interagir corretamente com os animais.

E, pelo visto não será uma tarefa simples para Gracie, sabendo que nos últimos dois anos rolaram histórias loucas de visitantes interagindo com a vida selvagem sem o menor bom-senso: incontáveis selfies arriscadas, próximas de predadores, foram tiradas, e até um filhote de bisão foi colocado no porta-malas de um carro.

(Via outsideonline.com)