Assistir a filmaços sobre esporte e aventura já é uma curtição. Quando isso acontece ao ar livre e não custa nada, fica melhor ainda. Pois esse é o formato do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, que neste ano chega a sua sexta edição. Em 2016, as exibições já aconteceram em São Paulo (Parque Ibirapuera), e agora, acontecem novamente no dia 01 de outubro, no Rio de Janeiro (na areias do Posto 10 de Ipanema).
Organizado pela editora Rocky Mountain (que publica as revistas Go Outside, Hardcore, Runner’s World e Bicycling), o festival tem como missão usar o poder do filme e da arte para inspirar as pessoas a buscar uma vida melhor, mais conectada com a natureza. Para isso, traz uma seleção cuidadosa de alguns dos melhores documentários de temática outdoor produzidos recentemente no Brasil e também “importados” do maior festival norte-americano do gênero, o Mountainfilm in Telluride. A maioria dos filmes são estreias mundiais, e não serão exibidos em outras ocasiões no Brasil.
Quem já conferiu o festival de perto sabe como funciona: ainda de dia, rolam shows de bandas convidadas e, quando começa a escurecer, a imensa tela de 150m² vira a estrela do evento, com documentários sobre surf, skate, escalada, snowboard, ciclismo e meio ambiente, entre outros temas outdoor. A melhor estratégia é chegar cedo, trazer um piquenique, achar um bom lugar e aproveitar o fim de tarde e a noite com família e amigos.
Conheça alguns dos filmes que você vai poder curtir no festival esse ano:
THE ACCORD, 2016, Islândia, 18 min. A Islândia é uma ilha no extremo norte do Atlântico com ventos imprevisíveis, poucas ondas realmente boas e temperaturas gélidas que exigem um arsenal de roupas de borracha. Ser um surfista na Islândia requer uma combinação de força de vontade, paciência, paixão e insanidade. Mais do que tudo, exige que você seja bem amigo do seu companheiro mais violento, caprichoso e, por vezes, benevolente: o vento.
ACE AND THE DESERT DOG, 2016, EUA, 9 min. Ace Kvale, um fotógrafo veterano, e Ghenghis, um cachorro blue heeler “blogueiro”, vivem juntos no deserto do Utah. O quintal deles são milhões de acres de cânions, desfiladeiros, paisagens e deserto. Para comemorar seu aniversário de 60 anos, Ace se propõe a fazer um trekking de 60 dias com seu companheiro canino. A longa caminhada da dupla nos ensina a desacelerar e, acima de tudo, nunca esquecer de se divertir.
ICELAND, PROVEN HERE, 2015, EUA, 6 min. A vegetação e as montanhas da Islândia compõem uma paisagem de outro mundo. Ao adicionar o ciclista Sam Seward ao lugar, rasgando single tracks com sua bike, temos um show visual inesquecível de mountain bike.
WHEN WE WERE KNIGHTS, 2016, EUA, 12 min. Sabendo que seu estilo de vida é altamente arriscado, o escalador e base jumper Matt Blank começou a escrever cartas a seus amigos e familiares para dizer o quanto eles eram importantes para ele, caso algo lhe acontecesse. Porém, Ian Flanders, companheiro de saltos e dos amigos mais próximos de Matt, morreu antes do que ele. O filme fala sobre amizade, aventuras e as várias facetas do amor que dão sentido a nossa vida.
SHOWDOWN AT HORSESHOE HELL, 2015, EUA, 20 min. O Horseshoe Canyon é um pacato rancho no estado do Arkansas onde quase nada acontece. Exceto uma vez por ano, quando centenas de escaladores vão até lá participar do Horseshoe Hell, uma competição que parece uma combinação bizarra de festival de música e revista de escalada. Quando Alex Honnold aparece, vem pronto para vencer. Mas ele não está preparado para o nível da loucura e os dois escaladores azarões.
COSTAÑERA, 2016, Uruguai, 7 min. O mineiro Fernando Biagioni passou 22 dias pedalando com sua mulher, Carol, pelo Uruguai. O casal percorreu 775 km ao longo da costa do país. Junto com eles viajou a filha do casal e estrela do filme, Maya, de dois anos. “Podem dizer que bagunçamos a vida dela, e perguntar por que trocamos a cadeirinha confortável de um carro por um reboque que treme com os buracos no chão, um fogão convencional por fogueiras, uma casa por barracas. E pergunto: por que não?”.
ENTRE GIGANTES, 2015, Brasil, 3 min. O mineiro Fernando Nazário começou a praticar corrida de aventura em 2006, se especializou em trail run e já coleciona diversos títulos na modalidade. Suas grandes conquistas até agora foram as vitórias nas geladas provas Ultra Trail Torres del Paine, em 2014, e na Ultra Fiord, em 2015. O filme mostra bonitas cenas da preparação do atleta para esta última, quando correu 114 km em 15h50.
ESPÍRITO DAS GERAIS, 2016, Brasil, 11 min. Em maio de 2016, os escaladores Edemilson Padilha e seu filho Ian Padilha, acompanhados de Valdesir Machado, Alessandro Haiduke e do fotógrafo Edson Vandeira partiram para conquistar uma nova rota de escalada na Pedra da Lavra, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. O que seguiu foram dias de desafios, companheirismo e risadas, longe do hype e dos holofotes, em uma expedição de puro amor ao esporte e à montanha.
VAI NESSA:
Rocky Spirit 2016 no Rio de Janeiro (RJ)
Quando: Dia 01/10
Local: Posto 10 de Ipanema
rockyspirit.com.br
PROGRAMAÇÃO:
>> SÁBADO, 01 DE OUTUBRO
17h00 Show da banda Suricato
19h00 FILMES
Primeiro bloco de filmes:
Kaleidoscope
The Man & the Sea
Fast Forward
Andes 6000+
SOS Mantiqueira
When We Were Knights
Siberian Traverse
INTERVALO
Segundo bloco de filmes:
Iceland. Proven Here
Lunar
Costanera
Equal Footing
Revolutions
Locked In
Equipe-se
Dicas para aproveitar o Rocky Spirit 2016:
> Uma canga, esteira ou isolante garantem o conforto na grama ou na areia
> Fique quentinho com um bom casaco e uma jaqueta impermeável para o caso de chuva
> Lanches e petiscos são bem-vindos, e ótimos para beliscar durante os filmes
> Prefira ir ao festival de bike, a pé ou de transporte público. Se for de carro, tente enchê-lo de amigos
> Banheiros químicos estarão à disposição do público. Faça sua parte para mantê-los limpos
> Evite utilizar utensílios descartáveis e certifique-se de que todo o lixo vá para o lixo