Roberta Nunes: sempre será lembrada

Há uma década, o Brasil se despedia de sua maior e mais corajosa escaladora de rocha

EM MEMÓRIA: Amigos de Roberta prestam homenagem no último dia 18 jogando pétalas de rosa no Morro do Anhangava em lembrança aos 10 anos de sua partida
EM MEMÓRIA: Amigos de Roberta prestam homenagem no último dia 18 jogando pétalas de rosa no Morro do Anhangava em lembrança aos 10 anos de sua partida (Foto: Artur Bazzo)

No dia 18 de julho de 2016, fez 10 anos que a escaladora brasileira Roberta Nunes nos deixou. Roberta morreu em um acidente de carro no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, aos 34 anos de idade.

Depois de várias conquistas de big wall de alto nível de dificuldade, ela se tornou “a maior e mais corajosa escaladora de rocha que o Brasil já teve”, pelas palavras do escalador Eliseu Frechou.

Nesta foto acima, tirada recentemente na Pedra do Almoço, no Morro do Anhangava, as amigas Janaína Bazzo, Bianca Bazzo e Mariah Vieira prestam homenagem à Roberta jogando pétalas de rosa, em lembrança aos 10 anos de sua partida.

O Anhangava é um berço da escalada paranaense e, portanto, um lugar que era muito frequentado por Roberta – tanto que foi lá onde suas cinzas foram despejadas pelos seus pais, há uma década.

A seguir, também resgatamos um “vídeo relíquia” em que Roberta escala o Anhangava para a gravação de um programa de TV.

https://www.youtube.com/watch?v=4WA4IWzHZZE