Canionismo na Chapada dos Veadeiros

Pela primeira vez, o canionismo é autorizado em uma unidade de conservação brasileira

LÁ MESMO: Expedição liderada por Ion David e Humberto Medaglia nos Veadeiros, em 2015
VALENDO: Expedição liderada por Ion David e Humberto Medaglia nos Veadeiros, em 2015 (Foto: Alexandre Cappi)

Em abril, uma portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – o órgão que administra as unidades de conservações do Brasil –, Cláudio Carrera Maretti, autorizou a prática do canionismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O lugar é considerado um dos melhores picos do mundo para a prática desta modalidade (que consiste em explorar vales pelo curso dos rios em relevos geralmente bem acidentados).

Em dezembro de 2015, a Go Outside publicou a matéria Goela Abaixo, na qual o repórter Mario Mele descreveu sua participação em uma expedição de canionismo pela mesma chapada brasileira, mas fora dos limites do parque (leia aqui).

Inicialmente, a atividade poderá ser praticada no Rio Preto, que corta o Parque Nacional, e as operadoras terão que se cadastrar para oferecerem o canionismo aos seus clientes. As grampeações para colocações de sistemas de ancoragem começarão ser feitas em breve pela Travessia Ecoturismo, pioneira nos esportes de aventura na Chapada dos Veadeiros. “Foram 12 anos trabalhando para que isso acontecesse”, disse Ion David, canionista e proprietário da Travessia.