As autoridades italianas emitiram um alerta de que parte de uma geleira do Mont Blanc pode entrar em colapso e desabar a qualquer momento. Por isso, estradas no lado italiano do Mont Blanc foram fechadas e cabanas na montanha foram evacuadas.
De acordo com uma análise publicada esta semana por especialistas do governo regional do Vale de Aosta e da Fondazione Montagna Sicura (Fundação da Montanha Segura), um impressionante número de 250.000 metros cúbicos de gelo pode se desprender da geleira Planpincieux, na montanha Grandes Jorasses, no maciço do Mont Blanc.
Embora seja impossível prever o momento exato do colapso, observações em agosto e setembro mostraram que a geleira estava mudando a uma velocidade 35 centímetros por dia, com picos de 50 e 60 centímetros, disseram especialistas.
“Esses fenômenos mais uma vez mostram que a montanha está passando por uma fase de mudança forte devido a fatores climáticos, portanto, é particularmente vulnerável”, disse em um comunicado Stefano Miserocchi, prefeito de Courmayeur nas proximidades da montanha. Como medida de precaução, Miserocchi ordenou o fechamento de estradas no vale Val Ferret e a evacuação de cabanas nas montanhas na área de Rochefort.
Ele acrescentou que o colapso da geleira não ameaçaria áreas residenciais ou instalações turísticas.
+ Montanhista abandona aparelho de remo perto do cume do Mont Blanc
+ Lago se forma a 3.000 metros de altitude no Mont Blanc – e pode ser um sinal do aquecimento global
Com 11 picos acima de 4.000 metros entre Itália e França, o Mont Blanc é a cordilheira mais alta da Europa Ocidental e é popular entre os montanhistas e esquiadores.
As geleiras alpinas estão derretendo como resultado do aumento da temperatura global.
De acordo com o último registro de geleiras, sua área de superfície diminuiu de 609 quilômetros quadrados em 1989 para 368 quilômetros quadrados agora – uma queda de 40%, informou o La Repubblica. Durante o mesmo período, o número de geleiras diminuiu de 1.381 para 903.
Em um discurso sobre mudança climática na Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York na terça-feira, o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte se referiu ao alerta do Mont Blanc. “Agora é notícia que uma geleira no Mont Blanc corre o risco de desabar”, disse ele. “É um alarme que não pode nos deixar indiferentes. Ele deve abalar a todos nós e nos mobilizar.”