RESPEITO: Boa ideia, mas sem perder a beleza
A princípio, a ideia de colocar rodas de 20 polegadas num quadro velho de bike de estrada não deu muito certo: os pedais batiam no chão.
Mas o norte-americano Scotty Wilson estava bem a fim de levar sua ideia adiante, e redesenhou a bicicleta pensando no que pensou ser o "modelo perfeito". A nova geometria está representada pela Respect Cycles, marca que Scotty tem há menos de 5 anos.
Suas bikes são para adultos e crianças, garante. E as vantagens de uma bike menor do que as convencionais, mas com grande potencial, são inúmeras: é para quem curte dar aquela parada na pista de skate, treinar uns pulos no banco da praça, pegar metrô e ainda voltar para casa pedalando. A Respect também é conveniente para quem mora e lugares apertados e tem que se movimentar bastante pela cidade – ela é ágil, leve e amigável nas subidas.
Os modelos são feitos em quadro de cromo (com garantia vitalícia) e estão disponíveis nas versões fixa, single speed e com marchas no cubo traseiro (customizada). A má notícia: por enquanto, é comercializada apenas no Japão, na Austrália e no Canadá, além dos Estados Unidos. (US$ 430; respectcycles.com)