Durante mais de duas décadas, ambientalistas, snowboarders e esquiadores se juntaram em forma de protesto para tentar barrar, na justiça, a proposta de construção do Jumbo Glacier Resort, uma enorme estação de esqui nas Montanhas Purcell, em Jumbo Valley (Colúmbia Britânica, Canadá).
Pelo projeto, o Resort ocuparia uma área de 6 mil hectares, e seria instalado em território Ktunaxa (povo indígena da América do Norte). Mas o Jumbo Valey é o habitat natural de ursos pardos, um lugar entre os Estados Unidos e o Canadá onde esses animais selvagens transitam livremente. Por mais de 24 anos, por razões ambientais e espirituais, moradores locais se opuseram ao projeto. Mesmo assim, motivado por fortes interesses econômicos, políticos tentam levar a construção do resort adiante.
Para que esse pedido de conservação do povo Ktunaxa chegue a mais pessoas e finalmente ganhe a merecida importância — e o Jumbo Valley finalmente se torne uma área de proteção permanente –, será lançado, em outubro (2015), o filme Jumbo Wild. Produzido pela Sweetgrass Productions e apoiado pela marca Patagonia, Jumbo Wild vai mostrar o clima de tensão gerado em torno do assunto durante todos esses anos — mais uma bela iniciativa em prol do meio-ambiente . Assista ao trailer abaixo.
Para se interar mais sobre o caso, acesse:
URSO PARDO: Jumbo é onde o espírito do urso pardo encontra a ciência (Foto: keepitwild.ca)