Bicicletas versus carros

Diretor Fredrik Gertten durante gravação do documentário (Foto: Michel Thomas)

ROUND 1: Fredrik Gertten durante gravação do documentário (Foto: Michel Thomas)

Mobilidade urbana é um assunto constantemente posto em discussão nas grandes cidades. Ultimamente, o debate tem sido sobre carros e bicicletas: qual seria o verdadeiro potencial e o espaço que cada um destes veículos merece nas metrópoles?

O documentário Bikes Vs Cars, que será lançado em março de 2015 — durante o festival SXSW, no Texas (EUA) — pretende amplificar o tema.

O filme é esclarecedor, e mostra como a sociedade ainda é relutante em abrir caminho para as bicicletas – chegando a acreditar às vezes que as ruas são um direito exclusivo de veículos motorizados.

Mas através de exemplos reais, como o da ciclista Juliana Dias, morta atropelada por um ônibus em 2012 em plena Avenida Paulista (SP), é possível entender que a bicicleta merece respeito e espaço — sem contar que nenhuma cidade no mundo resolveu o problema da mobilidade urbana somente com carros.

Bikes Vs Cars também tenta apresentar o lado burocrático do problema: ativistas e alguns políticos já perceberam que a bicicleta é uma ferramenta poderosa para a mudança. Mas será que os envolvidos serão capazes de bater de frente com o poder econômico e o lobby da indústria automotiva?

As estísticas são assustadoras: se hoje há um bilhão de carros no mundo, daqui a cinco anos esse número já terá sido dobrado.

Assista ao trailer abaixo, e fique ligado nas exibições através do site oficial do documentário (bikes-vs-cars.com).