Por Maria Clara Vergueiro
DAR O SANGUE, chegar ao limite das forças, pensar em desistir, superar as próprias marcas. Em sua terceira edição, o Rocky Man – prova em equipe que combina seis modalidades distintas, em sistema de revezamento – testará a força e a coragem de alguns dos melhores atletas outdoor do Brasil e do mundo. A competição, que acontece dia 8 de novembro, repete a fórmula mágica que mistura famosos cenários da cidade do Rio de Janeiro, a elite mundial dos esportes de aventura e altas doses de emoção, em um dia inteiro de disputas a céu aberto.
Desde 2012, o evento (organizado pela editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside e Hardcore) combina etapas individuais de surf, mountain bike, corrida de montanha e stand-up paddle com etapas coletivas de canoa polinésia e corrida de rua. A cada ano, uma modalidade surpresa é incluída para desafiar as habilidades e as estratégias das equipes: em 2012 foi o parapente, em 2013 a escalada indoor. Em 2014, atletas do skate vertical vão voar na pista montada em plena praia de Ipanema e apimentar a disputa.
O percurso começa com baterias de surf no Arpoador, segue com o mountain bike pelas ruas da cidade e pelo Parque Nacional da Tijuca, emenda na corrida de montanha que beija os pés do Cristo Redentor, encontra as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas para uma batalha de stand-up paddle e termina o dia com atletas de todas as modalidades remando em canoas polinésias na praia da Urca e, depois, correndo juntos até a linha de chegada, na praia de Ipanema.
Como nas edições anteriores, serão 20 equipes multidisciplinares e mistas, compostas de cinco atletas. Cinco delas vêm de longe: Estados Unidos (bicampeã da prova), Nova Zelândia, Argentina, França e Canadá desembarcarão na capital carioca. Entre as estrelas internacionais, estão um campeão olímpico de mountain bike (o francês Miguel Martinez), uma campeã mundial de maratona de montanha (a norte-americana Stevie Kremer) e um bicampeão da travessia de stand-up paddle Molokai2Oahu (o canadense Andrew Logreco).
Esses grandes atletas terão de suar a camisa se quiserem vencer cada etapa. Confira abaixo o "duelo" que provavelmente será travado por algumas estrelas das modalidades outdoor do Rocky Man:
SURF
Caio Vaz x Mo Freitas
Os dois têm sangue brasileiro, integram a mesma geração de atletas do circuito mundial de stand-up surf e disputarão as etapas de surf e de SUP. Aos 20 anos, Caio Vaz – que até o fechamento desta edição ocupava a segunda posição no ranking mundial e brigava pelo título – integrará a equipe bicampeã do Rocky Man, a Team USA. Aos 17 anos, o havaiano Mo Freitas é filho de uma brasileira e participará na equipe Núcleo Aventura, duas vezes vice-campeã do Rocky Man, para tentar destronar o carioca. Em setembro deste ano, ele venceu Caio em uma etapa do US SUP Tour, na Califórnia.
MOUNTAIN BIKE
Ricardo Pscheidt x Abraão Azevedo
Se estas duas feras brasileiras da bike off-road ultrapassarem o campeão olímpico francês Miguel Martinez, travarão uma briga boa entre eles. O catarinense Ricardo Pscheidt é tricampeão brasileiro de cross-country olímpico, venceu a etapa de mountain bike do Rocky Man 2013 e, neste ano, representará a equipe Selva. Já Abraão, que vai pedalar pela Núcleo Aventura, soma conquistas como dois títulos de campeão da tradicional ultramaratona Cape Epic e quatro vitórias na ultramaratona Brasil Ride, ambas na categoria máster.
CORRIDA DE MONTANHA
Daniel Jones x Gary Robbins
O primeiro é o neozelandês vencedor da duríssima etapa de corrida do Rocky Man em 2013. O segundo é um dos maiores nomes da corrida de montanha do Canadá, com resultados como um quarto lugar na Ultra-Trail Mt. Fuji.
Stevie Kremer x Leticia Saltori
Em 2013, a norte-americana (campeã mundial de maratona de montanha) disparou na frente de todas as outras concorrentes e cruzou a linha de chegada da etapa feminina, que tinha 32 quilômetros de percurso, 20 minutos à frente da segunda colocada. Agora ele terá uma adversária brasileira casca-grossa: Letícia Saltori, da equipe Selva, é campeã da Mizuno Uphill deste ano – uma maratona de subida (42 quilômetros) que ela finalizou em 3h46m29s.
STAND-UP PADDLE
Armie Armstrong x Andrew Logreco
O neozelandês e o californiano (que no Rocky Man representará a equipe do Canadá) se enfrentaram em julho deste ano na clássica travessia Molokai2Oahu e terminaram a disputa na 11a e 12a posições no ranking geral. Em 2011, Andrew venceu essa mesma travessia na categoria stock stand, quando Armie ficou em segundo lugar.
SKATE VERTICAL
Sandro Dias x Jono Schwan
Um dos maiores atletas brasileiros dos esportes de ação, Sandro “Mineirinho” Dias já foi seis vezes campeão do circuito mundial de skate vertical, tricampeão do circuito europeu e contabiliza 15 medalhas em X-Games. No Rocky Man, estará na equipe Núcleo Aventura. Enquanto isso, o Team USA vem com a juventude de Jono Schwan, que aos 17 anos se afirma como um dos melhores atletas da nova geração.
(Trecho de reportagem publicada originalmente na revista Go Outside de novembro de 2014)
SEBO NAS CANELAS: O trecho de corrida de montanha é o mais duro da prova
(FOTO: Alexandre Cappi)
RIO 40 GRAUS: Grandes nomes do stand-up paddle se
enfrentarão na lagoa Rodrigo de Freitas
MENINO DO RIO: Caio Vaz na etapa de surf do ano passado