Por Mario Mele e Bruno Romano
O “caminho através da floresta” ou Munda Biddi, em língua aborígene, é um sonho de cicloativistas locais que virou realidade. Finalizada em 2013, a Munda Biddi Trail é uma rota especialmente pensada para bike, com cerca de 1.000 quilômetros, divididos em nove trechos, entre Mundaring (a cerca de 30 quilômetros de Perth) e Albany, no extremo sul da Austrália. Quem não quiser encarar todo o desafio pode escolher trechos pontuais. No caminho, há campings rústicos com infraestrutura básica, mas também é possível pernoitar em pousadas de cidades interioranas. Com sorte, é possível cruzar os wallabies, espécie de pequenos cangurus típicos do país.
O site da trilha (mundabiddi.org.au) conta com atualizações do estado do percurso e dicas de bicicletarias, hospedagem e alimentação descritas nos mapas dos nove trechos (US$ 11 cada). É bom checar também as condições climáticas (bom.gov.au) antes de encarar o pedal. Para grupos de oito ou mais pessoas, é necessário preencher um formulário específico. A ideia é ajudar a Fundação Munda Biddi a cuidar da organização e da preservação de toda a trilha.
Distância: 1.000 km.
Duração: Pelo menos dez dias para o trajeto completo.
Bike ideal: Uma MTB hardtail, com um bom bagageiro para quem optar pelos campings.
Quando ir: Durante todo o ano o clima é ameno, mas tente escapar do alto verão.
Dificuldade: Para quem curte estradões de terra com doses curtas, porém desafiadoras, de sobe e desce.
FORA DA BIKE: A Bibbulmun Track (bibbulmuntrack.org.au) é uma ótima opção de trekking longo na região. Ela liga Kalamunda, na parte montanhosa de Perth, a Albany, passando por diversos pontos em comum com a Munda Biddi Trail.
(Trecho da reportagem de capa publicada originalmente na Go Outside de setembro/ 2014)