Ela e a bike

Transporte, esporte lazer… Cada um tem a sua relação com a bike. Para a catarinense Raquel Jorge, que produziu o vídeo abaixo, isso significa união eterna.

Na saúde e na alegria, ela não desce da bicicleta. Recentemente Raquel captou essas imagens enquanto pedalava entre Boiçucanga e Boracéia, no litoral norte do estado de São Paulo. Tem também um pouco de trilha, de praia e um trecho na rodovia Rio-Santos. Ela fez tudo sozinha: primeiro gravou com sua câmera fotográfica Nikon, uma GoPro e um tripé. Em seguida, editou no iMovie, e o resultado é este vídeo simples e despretensioso, mas inspirador.

A seguir, Raquel fala um pouco mais sobre si própria:

Tenho 40 anos e pedalo seriamente desde os 15. Nunca competi nem participei de grandes eventos ciclísticos. Sou uma ciclista meio solitária. Gosto de sair sem destino e ver o que acontece, sem planejamento e sem hora para chegar.


Morei nove anos em Londres e, durante esse tempo, a bicicleta me levou para todos os lugares (menos nos meses de inverno, quando eu optava pelo aconchego do metrô). Deixei Londres e passei um ano viajando o mundo antes de aportar novamente no Brasil. Na verdade, a minha vida se resume em viajar, andar de bicicleta e fotografar.


Já pedalei muito pela Europa, Ásia e Américas. Até poderia falar África para incluir mais um continente, mas seria muita pretensão, porque só pedalei no Marrocos, o que não representa um continente tão grande e diversificado como o africano.