Existe um grande dilema entre os atletas, profissionais ou não, sobre o treino intervalado: uns acham que não serve para nada, enquanto outros têm certeza que ele ajuda — há ainda os que nem sabem o que é isso.
Definição: como o próprio nome diz, o treino intervalado é um tipo de treino em que o ciclista trabalha com estímulos de intensidade por determinado tempo e depois recupera o fôlego diminuindo o ritmo consideravelmente (descanso). E então parte para outro estímulo novamente, e assim segue sucessivamente.
A quantidade de intervalos e o tempo de cada um vai depender do objetivo que o atleta busca, por isso, é muito importante procurar um especialista para orientá-lo.
A maioria dos treinadores e fisiologistas que atualmente utilizam o método de treino intervalado defende que, para melhorar a performance, é necessário estressar o organismo, levando-o assim a novos patamares. Uma vez que você já tem uma boa base aeróbica, o treino contínuo já não é tão eficiente.
Agora que você já sabe o que é e para que serve, pode testar e tirar suas próprias conclusões.
Faço treinos intervalados duas vezes por semana — além de academia e treinos contínuos aos finais de semana — com a #RouteBike. Sou muito bem orientada pelo treinador Ronaldo Martinelli, da assessoria esportiva 5Ways, mas existem outros especialistas que trabalham com este método. Basta procurar alguém com quem você tenha empatia e adaptar seu estilo de vida e objetivos a esse método.
Eu faço, recomendo e digo que a minha evolução como ciclista tem muito da insistência nesse tipo de treino. Tenha paciência e confie no seu orientador. Não se iluda achando que você vai melhorar no primeiro treino intervalado, porque isso requer tempo, dedicação e muita resistência ao sofrimento.
Gisele Gasparotto é ciclista profissional e atualmente integra a equipe de ciclismo Route Bike, de São Paulo