A bike mais leve do mundo


TREK ÉMONDA: Minimalista até na pintura

Recentemente a Trek apresentou a Émonda SLR 10, uma bike de estrada de alta performance que pesa apenas 4,65 quilos – levíssima até quando comparada a outros modelos top, como a Cannondale Super Six Evo Black (5,49 quilos) ou a Specialized S-Works Tarmac SL4 Dura Ace (6,36 quilos).

Ao todo, foram dois anos e meio de desenvolvimento até a marca chegar a essa concepção, que no mercado norte-americano custa US$ 16 mil (cerca de R$ 40 mil). O modelo sai de fábrica com o grupo de peças Sram Red 22 e rodas que pesam apenas 886 gramas.

O selim Tune Komm-Vor Plus, de 83 gramas, é outro diferencial que contribui com a leveza. E, também para poupar alguns gramas, optou-se pelo guidão Bontrager XXX (216 gramas), integrado à mesa.

Para cumprir à risca a intenção de ser a mais rápida em competições, a Émonda é montada num quadro com geometria totalmente agressiva. Apesar de voar baixo, definitivamente não é uma bike para qualquer ciclista — principalmente para quem não está acostumado com o desconforto que já é comum a essas bikes.

Para provas chancelas pela UCI, o competidor, no entanto, teria que equipá-la com peças mais pesadas, até ela atingir o peso mínimo de 6,8 quilos que é exigido pela entidade máxima do ciclismo mundial.


(Fonte: bikemagazine.com.br)