O italiano ficou conhecido depois de abrir, sozinho, uma nova via de escalada no Aiguille Dru August, nos Alpes Franceses, em 1955 (veja os vídeos abaixo). Dez anos depois, Walter fez a primeira ascensão solo e invernal à face norte do Matterhorn, uma conhecida e temida montanha cravada entre a França e a Itália. Em 1954, no entanto, Walter esteve envolvido numa polêmica durante a primeira ascensão ao K2, no Paquistão, sendo acusado de ter usado o oxigênio suplementar que carregava para os alpinistas Lino Lacedellli e Achille Compagnoni. Walter conseguiu provar sua versão de que não fizera uso do oxigênio muito tempo depois. Só após a morte de Achille, em maio de 2009, Lino veio a público e comprovou a versão de Walter. Nesse mesmo ano, Bonatti recebeu a menção honrosa no Piolet d’Or, uma importante premiação do montanhismo mundial.
A seguir, assista a dois vídeos sobre Walter Bonatti. O primeiro tem narração em francês e, o segundo, em italiano. Por mais que você não entenda nada nessas duas línguas, vale a pena assisti-los pelas belíssimas imagens de seus feitos e do montanhismo daquela época.
AUGE: Bonatti (dir.) aos 25 anos (FOTO: fanpage.it)
Semana passada, o montanhismo perdeu um de seus grandes representantes de todos os tempos, o italiano Walter Bonatti. Walter tinha 81 anos e, conforme noticiou o site do jornal inglês The Guardian, ele tinha sido diagnosticado recentemente com um câncer.
AS LENDAS: Bonatti (esq.) recebe o Piolet d’Or das mãos de Reinhold Messner
Depois que se afastou das montanhas, na década de 1960, ele focou nas carreiras de jornalista e escritor. Em 2011, seu livro de memórias The Mountains of My Life