Depois de se tornar a primeira mulher a dar a volta na Austrália e estabelecer um recorde de 332 dias, a alemã Freya Hoffmeister quer ser a primeira pessoa a remar pela costa do continente sul-americano.
O desafio, que começou este mês, terá três etapas e será finalizado em 2014. Freya vai partir de Buenos Aires, na Argentina. No sentido horário, ela vai rumo ao sul pelo oceano Atlântico em direção ao cabo Horn, passando pela última ilha mais ao sul da América do Sul, na Terra do Fogo. No sentido norte, seguirá pela Patagônia, terminando a primeira fase em Valparaíso, no Chile, depois de ter remado cerca de 8.000 quilômetros em 8 meses.
Na segunda etapa da jornada, que começa em setembro de 2012, ela navega por países montanhosos como Peru e Equador. Até terminar essa fase, Freya vai percorrer mais 8.000 quilômetros em mais 8 meses — isso tudo remando.
A última fase será em setembro de 2013. Ela passará por países como Suriname, Guiana, Brasil e Uruguai, retornando a Buenos Aires em 2014. Haja força nos braços! Patrocinada pela Thule, Freya esteve no Brasil recentemente para divulgar sua viagem de aventura. A moça mostrou bem confiante e ansiosa para a jornada que vai tomar conta dos próximos quatro anos de sua vida. “Eu sei que o esforço será grande, mas estou preparada fisicamente e mentalmente para essa superaventura”, disse Freya.
Ao todo, ela remará por 12 países diferentes e irá cruzar a linha do Equador duas vezes.
DESAFIO: Freya na sua primeira expedição pela Austrália