Depois de muito tempo fora do ar, cá estou para contar um pouco sobre como foi a temporada havaiana de standup de travessia 2011. Foram cinco provas, das quais participei de três. Começou com a Tríplice Coroa Havaiana de Stand-Up Paddle. A primeira etapa teve início na rampa de Maliko até o porto de Kahului, com 10 milhas (16 km). Vitória no feminino da brasileira Andrea Moller; no masculino, o primeiro a chegar foi o havaiano Conor Baxter. O brasileiro mais bem colocado foi o recifense radicado no Hava Livio Menelau, que conquistou a segunda colocação. Na categoria stock boards (pranchas de ate 12’ 6’’), tivemos a participação de Atonio Bonfá e Claudio Chain.
Na segunda etapa, em uma prova muito dura devido às condições adversas, tivemos o mesmo pódio no masculino e no feminino. Na categoria revezamento, a dupla brasileira formada por Bonfá e Chain finalizou a prova em primeiro lugar e, na categoria 30-39 solo unlimited (pranchas sem limite de tamanho), o paulista radicado no Havaí Masao Fukuyama ficou com o primeiro lugar.
Na terceira e última etapa, mais longa porém a mais divertida, com 27 milhas entre as ilhas de Maui e Molokai, tivemos o mesmo resultado das primeira e segunda etapa, com a consagração dos primeiros campeões da Tríplice Coroa: Andrea Moller e Conor Baxter. Na categoria unlimited 30-39, tivemos o havaiano Jerry Bass na primeira posição, Masao no segundo lugar. Eu também participei e fiquei em terceiro lugar. A dupla Totó e Chain venceu na categoria revezamento.
No fim de semana seguinte, tivemos a Naish Race, uma corrida tradicional na ilha originalmente disputada por remadores deitados. O evento contou também com a participação dos stand-up paddles e, mais uma vez, tivemos Lívio Menelau na segunda posição, atrás de David Kalama. Também participaram dessa prova Viviane Matero, minha mulher, na catyegoria 12’6’’. Eu e Masao também estávamos lá, categoria unlimited.
Na última e mais importante prova da temporada, a travessia do canal que separa a ilha de Molokai de Oahu, com 32 milhas (60km) e que agora completou 15 anos, tivemos a vitória na categoria feminina de Andrea Moller e o terceiro lugar de Lívio Menelau no masculino. Na categoria 30-39, eu fiquei com a segunda colocação.
A 15a edição da travessia foi marcada também pelo décimo titulo do australiano Jamie Mitchel. Espero contar com a torcida de todos!
HAVAÍ: Nosso colunista conta tudo sobre a temporada de SUP 2011