Coluna do Gear Junkie: A heroína dos Apalaches

Quando Jennifer Pharr Davis chegou à montanha Springer, no estado norte-americano da Georgia, no final da Trilha dos Apalaches, ela tirou sua mochila e entrou para os livros de recordes. Depois de caminhar por seis semanas sem parar ao longo dos meses de junho e julho deste ano, Jenniffer havia estabelecido um novo recorde para a travessia dessa icônica trilha da Costa Leste.

Seu tempo de 46 dias, 11 horas e 20 minutos é cerca de um dia mais rápido que o recorde anterior. Para cruzar a trilha nesse tempo curtíssimo – a maioria dos “verdadeiros hikers” da Trilha dos Apalaches leva meses para percorrer a mesma distância –, Jennifer precisou fazer uma média de quase 80 quilômetros a pé todos os dias.

A Trilha dos Apalaches (ou simplesmente “AT”, de Appalachian Trail) tem 3510 quilômetros que serpenteiam do Maine à Georgia, passando por inúmeros morros pelo caminho. Para conquistar essa marca histórica, Jennifer, que já havia cruzado a AT antes, precisou contar com mais que apenas um ritmo forte e toda a comida e equipamento que conseguiu enfiar em sua mochila.

Para ela, essa caminhada era mais um desafio de aventura que um tradicional trekking. Ela tinha uma equipe de apoio com pessoas (seu marido e alguns amigos) transportando alimentos e suprimentos entre as paradas. Dormiu em uma barraca na maior parte da viagem, mas ficou em alguns hotéis próximos algumas noites para recuperar as forças.

O equipamento usado por ela também não foi o tradicional da AT, mas um que parecia mais com o usado por corredores, não andarilhos de longa distância que passam semanas morando nas trilhas.

Tênis de cano baixo foram usados no lugar de botas. Seus tênis Synapse Trail Shoes, um novo modelo da Salomon, pesavam cerca de 315 gramas cada – metade do que costumam pesar as botas de caminhada. Ela vestiu roupas de corredores, incluindo uma camiseta e calções de corrida, também da Salomon.

Uma mochila pequena foi tudo que ela precisou na maioria dos dias. Comida, água e uma muda de roupas eram suas primeiras necessidades, já que ela podia se encontrar com sua equipe de apoio em trechos da trilha e em acampamentos.

Em regiões mais remotas, ela levou uma barraca, um modelo Kilo da Easton Mountain Products. Essa barraca é tão leve que Jennifer mal a notava em sua mochila. A barraca Kilo usa varas de fibra de carbono e pesa só 1 quilo.

Sem dúvida, foi preciso mais que uma equipe de apoio e equipamentos de primeira linha para caminhar por toda a trilha em apenas 46 dias. Jennifer contou que precisou focar-se em um estado de espírito positivo para se levantar todos os dias e sair andando. “Foi dolorido e difícil, mas eu estava na trilha, no meio do mato, fazendo o que eu mais gosto”, explicou ela.

–Stephen Regenold é o fundador e editor da www.gearjunkie.com.

Fotos de Melissa Dobbins.