Para quem curte mountain bike de verdade, o mês de setembro é de pura diversão, com dois eventos especiais acontecendo, o Big Biker e o Desafio da Mantiqueira.
A etapa final do Big Biker acontece na charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal acontece no próximo domingo (04/09). Com inscrições esgotadas, previsão de geada e o céu mais limpo e azul que ele pode ser, será uma super prova nas duras subidas que levam até Campos do Jordão. Logo na sequência, vem a longa descida em singletrack chamada "zigue-zague", que provoca temor em algumas pessoas e faz a alegria de outras. No final das contas, todos estão ali atraídos por essa prova e suas pirambeiras e pela competente e caprichosa equipe do Big Biker, que trabalha na enxada arrumando a trilha. Adriana Nascimento foi nove vezes campeã brasileira de mountain bike. Já participou de várias provas de ultramaratona, como a Cape Epic e a Claro Brasil Ride. É treinadora de sua própria assessoria esportiva, que leva seu nome. Seu site oficial é www.anmtb.com.br
DESAFIO: O mês de setembro vai ser de pura diversão com
o Big Biker e o Desafio da Mantiqueira
Mountain bike na veia
No dia 18 de setembro, teremos o Desafio da Mantiqueira, com largada e chegada em Campos do Jordão. É uma oportunidade para pedalar nas melhores trilhas que conheço, reunidas em 65 quilômetros com paisagens que compensam qualquer esforço. O organizador do evento, Erivan de Lima, foi um dos melhores mountain bikers do Brasil e por isso sabe direitinho o que apreciamos!
Algumas dicas para quem vai desafiar as trilhas da Serra da Mantiqueira:
– Nesse período ainda faz frio pela manhã, mas se estiver sol não exagere nas roupas porque na subida esquenta bastante.
– A descida do "zigue-zague" é marcada por cavas provocadas por passagem de motos e água da chuva, mas que estão arrumadas e pedaláveis. Para passar bem nesses trechos, é importante olhar na trilha bem à frente e manter uma velocidade adequada, porque muito devagar fica difícil se equilibrar batendo os pedais nas laterais da cava. Nessa situação o melhor é manter os pés nos pedais porque, se por ali passa uma moto, pode ter certeza de que sobra espaço para a bike.
– Peça passagem com educação.
– Tome a iniciativa de ceder passagem sempre que perceber alguém se aproximando rápido e houver espaço.
– Na largada, mantenha a calma. Os percursos são duros e de nada adianta se arriscar e gastar energia se afobando no início. Se você estiver preparado, vai andar bem na hora certa, que é na serra — e se não estiver quanto mais afobado mais a subida vai te castigar.
– Observe a altimetria para estimar o tempo que vai gastar para completar o percurso, isso é importante para planejar e calcular alimentação e hidratação.
– Na Serra da Mantiqueira, os cálculos devem ser em horas e não em quilômetros.
– Leia todas as informações e regulamentos do evento.
– Protetor solar é indispensável.
– Se você gosta de MTB, mas não gosta de trilha técnica, procure treinar para mudar de opinião porque essa é a melhor parte da história!