92 tremores são registrados em 24h perto de vulcão que entrou em erupção no Congo

Por Redação

92 tremores são registrados em 24h perto de vulcão que entrou em erupção no Congo
Imagem: Fabien Muhire/CNN

A República Democrática do Congo registrou 92 terremotos e tremores ao redor do vulcão Monte Nyiragongo em um período de 24 horas no domingo (30), de acordo com informações de um oficial do governo local.

Uma semana antes, no dia 22/05, o vulcão entrou em erupção e matou pelo menos 31 pessoas. Um aeroporto do país foi atingido por um rio de lava.

Desde então, a região passou a sofrer diversos terremotos e tremores. O oficial do governo disse à CNN que, dos 92 tremores registrado no total em 24h no domingo, apenas quatro foram sentidos pelos moradores da região. Os demais foram captados por instrumentos que medem abalos sísmicos.

Leia mais

+ República Democrática do Congo sofre com erupção vulcânica

+ Chef cozinha pizzas em vulcão da Guatemala

Dario Tedesco, um vulcanologista que tem pesquisado o vulcão Nyiragongo, disse à CNN que uma fenda nas falhas regionais está contribuindo para a atividade sísmica após a erupção.

O profissional também explica que as nuvens em tons cinza claro que ainda estão saindo da cratera do vulcão indicam que o chão da cratera está desmoronando, mas não aparenta grandes riscos. Segundo ele, apenas nuvens mais escuras e em tons de preto indicam uma possível explosão.

“O topo que estava congelado agora está descendo (…) suavemente, não entrando violentamente, não há nada com que se preocupar.”

De toda forma, Tedesco diz que, apesar de o vulcão já ter passado do pico da atividade sísmica, ele não pode descartar a possibilidade de outra erupção. Segundo ele, a equipe precisa de mais alguns dias para determinar se é seguro para as pessoas voltarem para casa.

Com a erupção do vulcão e os tremores registrados, cerca de 400 mil pessoas foram evacuadas das chamadas “zonas vermelhas” da cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte no Congo, e arredores.