Missão quase impossível

Depois de 28 dias de viagem e 724 quilômetros de exaustivo esforço, seis britânicos realizaram uma missão até então considerada impossível: a equipe alcançou pela primeira vez o Polo Norte magnético utilizando um barco a remo.

Devido ao aquecimento global na região, o time conseguiu completar o desafio. Nos últimos 5 quilômetros, o caminho estava congestionado por blocos e pedaços de gelo, o que os obrigou a arrastar o barco durante várias horas para completar o último trecho.

No caminho, a expedição coletou uma boa quantidade de material para pesquisa, para que a equipe do Centro Nacional de Oceanografia, na Inglaterra, possa estudar mais detalhadamente as mudanças climáticas no Ártico.

O derretimento das calotas de gelo do Ártico abriu a possibilidade de exploração de petróleo e gás. Existem evidências de que, nos últimos 20 anos, a temperatura média no Ártico tenha aumentado, tornando os invernos mais curtos e alongamento verão.

De acordo com o site do Independent, o líder da equipe, Wishart Jock, confessou que ficou emocionado quando teve a certeza de que completara com sucesso sua expedição. "Foi uma jornada incrível. Alcançamos algo que até então as pessoas pensavam ser impossível. Estamos cansados, mas conscientes de que acabamos de criar uma nova história."

Confira o mapa da expedição: