Pedalar é bom, mas você já fez mountain bike? Rainha do ciclismo no Brasil, a MTB está por toda parte. É o tipo de bicicleta mais vendido por aqui, seja para quem passeia no parque no fim de semana, para quem pega estrada de chão numa boa e mesmo para muita gente que trocou o carro pela bike. Mas se você quer pegar trilhas um pouco mais técnicas e viver a essência do esporte, veja estas dicas para começar no MTB.
Leia também:
+ Quer praticar ciclismo de performance? Veja estas dicas
+ Pedalar uma bike elétrica com segurança: veja 5 dicas
São dicas para iniciantes, que vão ajudar a começar no MTB sem medo e deixar tudo mais emocionante e divertido.
Não trave em cima da bike
A MTB é feita para andar bem em terrenos técnicos. Qual sua parte? Deixar ela fazer isso sem atrapalhar. Deixe seu corpo solto, para que seu peso não “atrapalhe” quando a bike passa por irregularidades do terreno. Quando for passar por obstáculos como raízes e pedras, levante a bunda do selim. As mãos devem estar firmes no guidão, mas os ombros e braços devem ficar relaxados e não tensos. Quanto mais técnico o terreno, mais espaço sua bicicleta precisa para se mover. Nas descidas, pense: “braços de flexão” e “pernas de cowboy” e abra os cotovelos e joelhos para que seu corpo deixe a bicicleta fluir em vez de lutar contra ela.
Mantenha o fluxo
Vai parecer contra-intuitivo, mas segurar a velocidade – e até mesmo acelerar – quando o terreno se torna desafiador pode ser mais seguro e fácil do que tentar ir mais devagar. A bike precisa de impulso para manter o equilíbrio. Deixe ela fluir e evite reduções bruscas de velocidade.
Jogue com o peso do seu corpo
Você vai pegar alguns terrenos extremos, incluindo declives e inclinações íngremes. Em uma subida difícil, jogue seu peso para a frente e incline-se para frente para manter o centro de gravidade sobre a roda traseira para manter a tração.
Quando a trilha se inclinar para baixo, vá na direção oposta, deslocando seu peso atrás da sela e sobre a roda traseira (os canotes dropper gotas são uma dádiva de Deus para isso) para evitar ser jogado para fora do guidão.
Maneire nas freadas
Como todo mundo ao começar no MTB, a tendência é você tentar frear o tempo todo, com todos os dedos e toda sua força, principalmente quando se assustar. Resista a essa tentação! Os freios de mountain bike são potentes o suficiente para que você precise de apenas um ou dois dedos para modular a velocidade.
Ajuste sua velocidade antes de trechos complicados, como rock gardens pedras e curvas fechadas, e mantenha sua velocidade quando estiver passando por eles. Se você entrar em uma curva muito forte, fique longe do freio dianteiro (esquerdo). Parar o pneu dianteiro fará com que ele escorregue, o que provavelmente o jogará por cima da bike no chão. Em vez disso, freie a parte traseira (direita); você pode derrapar, mas é mais provável que fique em pé.
Use todas as marchas
Quando você sai do estradão e abraça o montain bike, pode ter uma certeza: vai subir e vai descer. Antecipe mudanças no terreno mudando as marchas ao perceber que vai ter uma subida ou descida. Isso o ajudará a manter o fluxo e economizar energia, além de evitar forçar desnecessariamente o câmbio.
Ajuste sua suspensão
A maioria das mountain bikes de hoje tem pelo suspensão dianteira, e a maioria também tem um amortecedor na parte traseira. Essas são invenções mágicas que fazem grandes saliências quase desaparecerem quando você passa por cima delas. Mas eles só funcionam se você configurá-los para suas posições ativas.
Como um iniciante, você pode dedicar um pouco de tempo para aprender as nuances mais sutis, como quanto a bike sobe e desce só com seu peso quando você senta. Mas, no mínimo, gaste um tempinho aprendendo a travar e destravar sua suspensão, para não acabar entrando acidentalmente em uma trilha técnica maluca com uma bicicleta totalmente rígida (isso acontece!). Ou perder energia em trechos de asfalto ou estradão, em que o ideal é travar a bike.
Olhe para onde você quer ir
Talvez esta seja a dica mais importante para começar no MTB sem tantas quedas: olhar diretamente para aquela pedra que você não quer bater quase garante que você vai bater direto nela. É chamado de “fixação do alvo”; sua bicicleta vai para onde seus olhos a direcionam. Em vez disso, olhe além dos obstáculos para onde você realmente deseja ir. Mantenha o queixo nivelado com o solo, os olhos para a frente e tente olhar o mais longe possível na trilha, usando a visão periférica para evitar e contornar os obstáculos imediatamente à sua frente. Compre um capacete específico para trilhas, que protegerá sua cabeça se o obstáculo levar a melhor.
Aprenda reparos básicos
Devido à natureza acidentada do terreno, as falhas mecânicas tendem a acontecer mais fora da estrada do que no asfalto. A tecnologia de pneus tubeless ajudou a minimizar – mas não a eliminar – os pneus furados. Portanto, faça alguns reparos básicos para ter certeza de que conseguirá se virar quando algo quebrar. No mínimo, você deve saber como consertar um pneu furado. Outras boas habilidades incluem consertar uma corrente quebrada e ajustar o câmbio.
Leve um mini kit de sobrevivência
Não há muitas lojas de conveniência na floresta ou no deserto. Os passeios de mountain bike costumam levar muito mais tempo do que o previsto, pois se você costuma pedalar em terrenos acidentados, você pode precisar mexer na bike ou mesmo acabar se perdendo. Sempre leve mais comida e água do que você acha que precisa. Da mesma forma, às vezes é impossível alguém vir buscá-lo se algo der errado. Você pode ficar sem sinal de celular. Sempre carregue as ferramentas de que você precisa: uma câmara sobressalente (ou duas), bomba e multiferramenta. Você ficará mais relaxado e se divertirá mais com a paz de espírito sabendo que tem tudo o que precisa.