9 dicas para montar sua playlist para correr

Por Redação

playlist para correr
Imagem Shutterstock

Muita gente gosta de correr ouvindo música, principalmente longões e provas como meias e maratonas. Para essas pessoas, a música ajuda a entrar no fluxo, tira o foco do esforço e ainda sincroniza o pace, se a playlist ajudar. Aí pode começar a dor de cabeça. Para não ter estresse antes de um longão ou prova, preparamos dicas de como preparar uma playlist para correr bacana.

Leia mais:
+ A mente está derrubando seu corpo?
+
A ciência por trás da música durante o exercício físico

As dicas abaixo podem te ajudar a montar uma ótima playlist, independente do tipo de música que você gosta.

Não comece rápido demais
Um dos maiores erros de quem corre é começar forte demais. Ao colocar músicas suaves no início da minha playlist, você pode evitar esse problema. ‘Smoke’, de Brian Fallon, tem a batida perfeita para encontrar o ritmo em meio ao caos da largada.

Confie no seu treinamento
Em dias de provas, escolha um álbum que você gosta, e que você já sabe como seu corpo vai reagir às mudanças de ritmo. Além disso, a sensação de conforto de uma banda que você gosta ajuda muito a afastar pensamentos negativos.

Entre no clima
É sempre uma boa ideia conhecer pessoas que você não teria a chance normalmente. E isso também se aplica a músicas. Coloque também alguma novidade no meio, de preferência em situações de menos risco, como um treino ou treino regenerativo.

Aproveite o visual
Se você realmente quer que a música trabalhe para você e te ajude nos resultados, escolha baseado no pace que você tem como meta para a corrida ao planejar sua playlist.

Tente correr com um grupo
Todos nós já estivemos lá: o grupo à sua frente está longe demais para você alcançar e não há ninguém perto o suficiente para você correr junto. Você está preso na terra de ninguém e é neste momento que o diabinho no seu ombro começa a falar para você desistir. Se você tem uma música divertida para cantar junto neste ponto, isso pode ajudá-lo a espantar os demônios e continuar firme.

Pense no sofrimento dos outros
Superar a dor é uma lição que nunca sai de moda no esporte. Escolher músicas que falem de superação e de sofrimento pode funcionar para tirar o foco de você mesmo.

Nada novo no dia da prova
Apesar das mudanças no tempo, tudo que está sob seu controle deve continuar assim.  Escolha um tênis confiável, corra com roupas que conhece bem, escolha um cardápio que não te surpreenda e uma playlist com pelo menos uma boa parte testada e aprovada.

Termine forte
Guarde suas músicas motivacionais para fim da prova – se for uma maratona, para os últimos 10 km.

Tenha sempre um plano B
As maiores barreiras mentais em provas longas como maratonas geralmente tem a ver com frustração, como não estar dentro dos seus objetivos. Quando pensamentos de autosabotagem começarem a acontecer, tenha um plano B. Pense em uma playlist bem mais longa do que a prova que você vai correr, com músicas na parte final que você saiba que colocarão um sorriso no seu rosto.

E no caso de provas, cheque sempre se fones de ouvido são permitidos. Alguns eventos não autorizam seu uso. E é sempre importante manter a atenção em reação aos outros corredores enquanto corre.