Fechado durante décadas devido à insegurança regional, a montanha mais alta do Afeganistão é agora reaberta à comunidade de montanhistas e outros grupos de turistas em geral.
O monte Noshaq é o pico mais alto na faixa de Hindu Kush e mede, aproximadamente, 7.492 metros de altura. A região é o lar de muitas espécies de animais selvagens. O Afeganistão foi uma região turística até os anos 1970. Após a invasão soviética em 1979, no entanto, os montanhistas estrangeiros pararam de visitar a montanha devido ao clima político perigoso. De acordo com o site da National Geographic, a reabertura do Noshaq foi comemorada com uma expedição de escalada envolvendo três locais e dois escaladores estrangeiros do Wildlife Conservation Society (WCS). Partindo em 25 de julho, eles chegaram ao cume no dia 4 de agosto.
"Essa expedição marca o renascimento de um tradicional ponto turístico que uma vez foi esquecido durante a agitação política do país", disse Peter Zahler, diretor-adjunto do WCS. A expedição foi organizada para ajudar a aumentar a conscientização sobre a beleza dos recursos naturais do Afeganistão e inaugurar um retorno da indústria de turismo para o país.
RETORNO: A íngreme trilha até o cume de Noshaq, agora reaberto
MAPA DA MINA: Localização do Noshaq, o pico mais alto de Hindu Kush