Com insanos 140 gramas por vara, o trekking pole Z-Poles da Black Diamond é um cajado ultramoderno e prático dobrável que pode ser usado em qualquer caminhada montanha acima.
Feito de uma levíssima fibra de carbono, traz um design inovador. As delgadas hastes de carbono são mais leves e finas que qualquer outro produto semelhante disponível no mercado. Para você ter uma ideia da leveza, duas barrinhas de cereais pesam cerca de 100 gramas. Vale a pena repetir: cada trekking pole Z (dobrável em dois pontos), em seu maior tamanho, pesa somente 140 gramas, somando parcas 280 gramas nas mãos ou dentro de sua mochila.
Além do pouco peso, as varas ficam bem pequenas quando se sobram. Um simples botão permite que você desmonte e dobre a vara em três partes, formando um “Z”. O pacote resultante fica com apenas 44 cm, cabendo com facilidade em qualquer mochila.
Na caminhada, as varas parecem fortes, embora haja uma boa flexibilidade nelas. Sendo eu uma pessoa que já quebrou varas de fibra de carbono no passado (de outra empresa), fiquei um tanto nervoso com a flexibilidade das Z. Mas até agora elas continuam firmes e mostram poucos sinais de desgaste.
A Black Diamond (www.blackdiamondequipment.com) inclui uma confortável empunhadura de espuma nos trekking poles Z e alças similares às vistas em varas de esqui cross-country. Aperte-as bem e você pode caminhar rápido ou até mesmo correr com elas te dando impulso e funcionado como um segundo par de pernas.
Elas vêm em quatro tamanhos fixos, de 100 a 130 cm, e possuem pontas rosquiáveis que podem ser trocadas. As cestas são bem pequenas – essas varas são feitas somente para a estação seca, não o inverno, já que afundariam bastante na neve.
O preço é de US$ 149,95 o par – ou US$ 50 mais caro que o preço de um par normal de varas. O dinheiro extra vale a pena se você é como eu, ou seja, se o binômio “rápido e leve” faz parte dos seus mantras para a vida outdoor.
No final das contas, os trekking poles Z da Black Diamond não me deixaram na mão. Simples, funcionais, sem firulas e superleves, eles são um dos produtos mais irados que vi neste ano.
–Stephen Regenold é o fundador e editor da www.gearjunkie.com.