Trinta atletas dos quatro cantos do mundo se reunirão neste domingo (17) para dar início à quinta edição do Red Bull X-Alps 2011 – única competição internacional a reunir técnicas de voo livre e trekking. Os aventureiros tentarão completar, pela terra e pelo ar, um percurso de 864 quilômetros que começa em Salzburg, na Áustria, e cruza os Alpes até Mônaco, no Mediterrâneo.
É a primeira vez que a prova, exclusiva para os melhores e mais experientes pilotos-montanhistas, terá um representante brasileiro: Richard Pethigal, 42. “Sei que vou atingir todos os meus limites, mas estou bem confiante”, disse Pethigal, que vive em Santa Catarina.
No percurso da competição os atletas carregarão apenas um parapente, um capacete, mantimentos, sinalizadores, instrumentos de navegação e um dispositivo para rastreio por satélite.
Entre os pontos da rota estão os cumes de montanhas como o Mont Blanc e o Matterhorn – ambos com mais de 4.000 metros de altitude. A corrida termina 48 horas após o primeiro piloto chegar a Mônaco. O site da Red Bull X-Alps 2011 vai transmitir em tempo real a competição por meio de um sistema de rastreamento que informará o posicionamento de cada participante 24 horas por dia.
A seguir, assista ao clipe oficial do Red Bull X- Alps 2011 e veja por que a competição é uma das mais exigentes corridas de aventura do mundo.