Aí vem o Tour!


MUY AMIGO: Contador (de amarelo) e Schelek fingindo que está tudo resolvido entre eles
(ARTE ABRE: paintingletour.blogspot.com)

A 98ª edição do Tour de France começa neste sábado, dia 2 de julho. Até o final, no dia 24 de julho, a prova mais célebre do ciclismo mundial somará 21 estágios – com dois dias de descanso – e 3.430 quilômetros.

Esta semana, a Organização Anti-Doping Francesa (AFLS) anunciou que trabalhará junto à União Ciclística Internacional (UCI), como já aconteceu na prova Paris-Nice, em março. Como informou o site bikeworldnews.com, durante o evento serão feitos cerca de 150 testes de urina e 50 de sangue. As leis agora estão mais severas, e um novo artigo que acabou de entrar em vigor impedirá ciclistas que tiveram sua carreira manchada pelo uso de substâncias ilícitas de, no futuro, integrar o staff de uma equipe profissional.

Mas todos esperam que o Tour de France 2011 chame mais atenção pela rivalidade entre o espanhol Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) e o luxemburguês Andy Schleck (Leopard Trek). No ano passado, na mesma prova, Andy e Contador mantiveram a disputa acesa até Contador agir de forma mesquinha e causar antipatia nos fãs do ciclismo que acompanhavam o evento (veja o vídeo abaixo).

Andy vestia a camisa amarela (que indica o líder do ranking geral) da competição, quando teve problemas mecânicos e precisou parar para consertar sua bicicleta. Enquanto o código de ética do ciclismo diz que, em casos como esse, o pelotão deve esperar o líder, Contador aproveitou o atraso do luxemburguês para disparar. Em seguida, o espanhol pediu desculpas a Andy, que respondeu que "perdoaria, mas não esqueceria". Detalhe: Andy aquele ano foi vice-campeão, apenas 39 segundos atrás de Contador.

Na coletiva de imprensa que rolou esta semana, no entanto, Andy Schleck desviou a atenção de tal fato e procurou falar somente de sua preparação. “A torcida ao meu lado sem dúvida me dá mais motivação. Este ano estamos completamente preparados, diferente do que aconteceu nas edições anteriores – pelo menos no meu caso”, finalizou Andy, que aos 26 anos de idade lutará pelo título inédito na competição.

Acompanhe ao vivo em letour.fr