Durante mais de dez anos, venho participando de competições esportivas, quase todas de endurance – corridas de aventura, corridas de montanha, ultramaratonas de ciclismo, maratonas de canoagem. Tenho reparado que o sucesso dos atletas está diretamente ligado a que eles comem antes, durante e depois das competições.
Estou me preparando para mais uma temporada havaiana, onde vou realizar uma das provas mais difíceis e longas do calendário mundial das competições de stand-up. Como o próprio organizador chama, serão 32 milhas de punição durante a travessia MOLOKAI –OAHU. É uma prova em que o atleta vai próximo do seu limite de força e técnica – e é claro que se não souber o que comer durante esse período, completar o percurso fica quase impossível.
Muitos estudos foram e são feitos no decorrer dos anos e, como em qualquer outro seguimento, existem várias opiniões, teorias e direções. Mas uma coisa é certa e incontestável: SE VOCÊ NÃO COMER, NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM! Nem sempre o que faz o bem para os melhores pode ter o mesmo efeito para você, e vice-versa. Muitas fórmulas mirabolantes já apareceram, e a verdade é: o que mais funciona é aquele alimento que tem sabor bom, não te incomoda na digestão e te faz sentir alimentado. Claro que essa sensação não se encontra do dia para a noite, por isso você que está começando nas competições de maior duração deve realmente procurar um profissional com boas referências para lhe auxiliar. Já existem no mercado vários suplementos eficazes. Basta você experimentar com uma certa antecedência para descobrir como seu corpo reage a cada tipo de alimentação.
Lembre-se de que o alimento é parte da sua atividade, e é tão importante quanto qualquer outro fator. Alimentação é seu combustível.
Seguem alguns links onde você pode conhecer um pouco mais sobre nutrição esportiva:
Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana.
Algumas pessoas encaram a prática esportiva de longa duração como uma forma de autoflagelo, mas a grande maioria tem uma visão melhor sobre o assunto. O maior prazer para as pessoas que entendem o espírito dos esportes de longa duração é permanecer por mais tempo praticando o que eles mais gostam de fazer – só que, sem se alimentar, pode ser o fim da história.
Como qualquer outro equipamento, a comida para o atleta tem de se adequar a suas necessidades, e não o inverso. Comer porque faz bem ou porque ME FAZ BEM?
No caso das provas de stand-up de longa duração, contamos com um barco que de suporte de segurança que fornece alimentação. Mas se você pretende completar o percurso um pouco mais rápido, precisa desenvolver técnicas que te ajudem a se alimentar mais facilmente.
http://www.powerbar.com/
http://www.pacifichealth.com.br/default.aspx
http://www.carduz.com.br/default.aspx#
www.rgnutri.com.br
http://www.totalnutrition.com.br/
http://www.patriciabertolucci.com.br/
fuca_nutricionista@terra.com.br
Grande abraço!